BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DE ARTE PRIMITIVISTA

A Biblioteca Municipal Prof. José Jerônymo de Souza Filho, de Taubaté, recebe a exposição A.B.D.U.Ç.Ã.O – Arte Primitivista, do artista plástico Fernando Bispo, com curadoria de Josué Amadeu.

As criações de Bispo são compostas por desenhos, pinturas e esculturas. Seu acervo pessoal vem de trabalhos realizados nos últimos anos abordando questões da espiritualidade com referência de seres cósmicos que habitam o imaginário humano desde a pré-história aos dias atuais.

A exposição A.B.D.U.Ç.Ã.O faz uma alusão ao estilo da arte rupestre utilizando materiais diversos como tintas, areia, peças de alumínio, plásticos e outros materiais reutilizáveis como sucatas. As criações evocam o estilo e a essência da arte rupestre.

Segundo Bispo, “o reaproveitamento na minha vida sempre foi constante, eu sou de uma família de 13 filhos, então,m sempre tivemos essa pegada do reaproveitamento. Nós reaproveitávamos a roupa do irmão mais velho que passava para o mais novo. Minha mãe aproveitava o talo da couve. Se quebra o pé de uma cadeira, se aproveita para fazer outra coisa. Desde criança sempre tive essa compreensão de que uma coisa vai virando outra coisa”.

A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A Biblioteca Municipal fica no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/n, centro.

O ARTISTA

Fernando Bispo é artista plástico, nascido em São Paulo, já morou em Cuiabá, Ubatuba e hoje reside na cidade de Taubaté onde mora desde os anos 1980.

Bispo é conhecido pelos artistas e munícipes que acompanham a sua história na arte e, por meio das oficinas de brinquedo que ministra para crianças e jovens de escolas públicas, vem transformando vidas. Acredita que já ultrapassa o número de 100 mill alunos nas oficinas de Construção de Brinquedos com materiais reciclados e Jogos Africanos.

A riqueza das oficinas ministradas pelo artista faz com que crianças e jovens saiam das oficinas conseguindo construir seus próprios brinquedos com os materiais reciclados encontrados no entorno da comunidade.

Bispo já teve seu trabalho exposto em diversas exposições nos museus da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.