ALUNOS DE TAUBATÉ CONQUISTAM 13 MEDALHAS NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Os alunos do Centro de Referência Paralímpico de Taubaté e do projeto EAFI Paraesportivo/NAPE conquistaram 13 medalhas na fase nacional das paralimpíadas Escolares 2023, encerrada sexta-feira, 1, em São Paulo.

As disputas aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro e nove taubateanos se classificaram para a fase nacional do evento, a última do ano, onde se reúnem os melhores paratletas em idade escolar do Brasil.

As disputas acontecem entre os estados, e São Paulo foi o campeão geral desta edição, com contribuição dos paratletas de Taubaté.

O projeto EAFI Paradesportivo em parceria com Centro de Referencia Taubaté do Centro Paralímpico Brasileiro, é um programa Paradesportivo com objetivo de fomentar e desenvolver o paradesporto, de acordo com orientações de elegibilidade do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria entre as Secretarias de Educação e Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, da Prefeitura de Taubaté. São desenvolvidas as modalidades de atletismo, badminton, bocha, ciclismo e natação, com mais de 40 paratletas, de 8 a 17 anos, atuando em dez escolas do Sistema Municipal de Ensino, além da Academia Cunzzolo para a modalidade natação.

Confira os resultados das paralimpíadas escolares:

Na modalidade atletismo, os paratletas João Matheus Máximo Medeiros, classes F 56, terceiro colocado em arremesso de peso e vice-campeão no lançamento de disco. Yasmin Lorrane de Carvalho Leite, classe T 37, vice-campeã de 60 metros.

Destaques da Delegação de Taubaté representando o Estado de São Paulo, Kauany Estrela Velozo de Camargo, classe F 54 T 55, campeã de arremesso de peso e campeã nos 60 metros, também estabeleceu novo recorde escolar brasileiro da competição em ambas as provas. João Vitor Marcondes de Souza, classe F 36 e T 36, campeão nos 60 metros, 150 metros e vice-campeão em arremesso de pelota. Os paratletas foram treinados pela técnica Julia Marchiori, do Centro Referência de Taubaté, Comitê Paralímpico Brasileiro.