ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TAUBATÉ PARTICIPAM DE PROJETO DE COMBATE AO BULLYING

Image

A Equipe de Atenção à Diversidade Escolar (EADE Pertença), da Secretaria de Educação de Taubaté, iniciou o projeto de combate ao bullying nas escolas do sistema municipal de ensino. As atividades são realizadas com os alunos gremistas de cada escola municipal de Taubaté.

Os encontros aconteceram no espaço da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA) e contaram com a participação de representantes dos Grêmios Estudantis e de um membro de cada equipe escolar. O objetivo é que estes estudantes, que tem perfil de liderança dentro das escolas, sejam multiplicadores das ações.

Anualmente, a EADE Pertença realiza a campanha de busca ativa dos alunos com baixa freqüência escolar, chamada #Fica. Outras ações estão previstas, como: o combate exploração sexual, combate ao trabalho infantil; a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e a valorização da vida, que é trabalhada no Setembro Amarelo.

EADE PERTENÇA

A Equipe de Atenção à Diversidade Escolar (EADE Pertença) é um serviço de apoio e articulação oferecido às unidades escolares da rede municipal de ensino, que pauta-se na igualdade de direitos e equidade de oportunidades. Ele foi instituído pelo decreto municipal nº 15.317 de 2022.

A EADE Pertença é composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Educação, que promovem ações conjuntas com escolas e demais serviços da rede de proteção,  visando à garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Dentre as atribuições da Equipe, estão: assegurar o direito de acesso e permanência na escola; atuar nos processos de ingresso, regresso e permanência dos estudantes durante sua vida letiva; propor estratégias de intervenção em dificuldades escolares relacionadas à violência, drogas e vulnerabilidade social; entre outras.