PREFEITURA DE TAUBATÉ TESTA TECNOLOGIA DE CAPINA PARA CONTROLE DA VEGETAÇÃO

A Prefeitura de Taubaté está em fase de testes de uma nova tecnologia para o controle do crescimento do mato e vegetação nas áreas verdes do município, a capina elétrica. Essa nova tecnologia controla o crescimento da vegetação de forma sustentável, sem o uso de herbicidas prejudiciais ao meio ambiente.

O equipamento, composto por lâminas ligadas a um gerador que transmite 11 mil volts, realiza uma descarga elétrica sobre o mato, atingindo-o desde a raiz. Conectado a um veículo, o aparelho tem capacidade de realizar o serviço por 10 km diariamente.

O processo não apenas elimina o mato, mas também retarda seu crescimento por cerca de três meses. A eletricidade seca as plantas e as desprendem facilmente do solo, facilitando a remoção.

Atualmente, a Secretaria de Serviços Públicos está em fase de testes da capina elétrica para avaliar sua funcionalidade e eficiência. Recentemente, os equipamentos foram testados oficialmente no binário na região do bairro do Barreiro.

COMPLEMENTO NAS AÇÕES REALIZADAS

Caso sua eficiência seja confirmada, a Prefeitura pretende iniciar a utilização dessa ferramenta assim que for realizada a licitação para essa finalidade. A nova tecnologia será de grande utilidade nas ações de combate ao crescimento acelerado do mato e vegetação devido às chuvas de verão.

A ferramenta não substituirá as ações das equipes de capinas, mas será um complemento valioso em todo o trabalho realizado pela Prefeitura.