DEFESA CIVIL COMBATE INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES EM POUCO MAIS DE 4 HORAS

Uma ocorrência de fogo em vegetação mobilizou bombeiros e agentes da Defesa Civil no último sábado (20), no Parque do Itaim.

As primeiras, das quatro viaturas empenhadas, chegaram ao local às 13h30 mas a área atingida era de difícil acesso e exigiu a atuação  de 10 homens para contenção do incêndio. A estimativa é de que 20 mil metros da área vegetal tenha sido consumida pelo fogo, que foi extinto por volta das 18h.

O Parque Natural Municipal Vale do Itaim possui 200.597.458 ha e abriga biomas da Mata Atlântica (palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, Tapiriri, Andira, Ananas e figueiras, entre outras) e do Cerrado(buriti, o cajueiro-do-campo, a canela-de-ema, a sucupira, a lobeira, o angelim, o ipê-amarelo e a flor-do-Cerrado, além de variadas espécies de árvores, arbustos e gramíneas). Além da variedade de aves no local.

Além disso, o parque abriga a sede do Núcleo Ambiental que promove visitações à nascente modelo, plantio de mudas pertencentes ao viveiro municipal, palestras, minhocário, meliponário de abelhas nativas sem ferrão trilha ecológica, pomar, horta entre outras atrações de Educação Ambiental.