EM 3 MESES MUTIRÃO CASTRA MAIS DE 2 MIL ANIMAIS

EM 3 MESES MUTIRÃO CASTRA MAIS DE 2 MIL ANIMAIS

O mutirão de castração, que teve início em dezembro de 2022 e encerramento em fevereiro, realizou o procedimento em 2.004 animais, sendo 1.130 cães e 874 gatos.

O Castra Móvel, contratado pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, atuou em todas as regiões de Taubaté, em pólos de atendimentos que passaram pelos bairros Três Marias, Jardim Jaraguá, Marlene Miranda, São Gonçalo, Parque Aeroporto e Santa Tereza. Além dos moradores dos bairros mencionados, foram atendidas os tutores de animais de outras 112 localidades e um contrato de 499 mil reais.

Mais de 2 mil pets foram castrados, mas a procura foi ainda maior. Mas como os animais foram avaliados quanto ao seu estado geral, em uma triagem antes do procedimento, animais com excesso de peso ou abaixo do peso considerado normal para a raça e idade, parasitados por carrapatos, fêmeas no cio ou com doenças pré existentes não foram encaminhados para a cirurgia. Estes animais foram encaminhados para atendimento no Hospital Veterinário Público Municipal para tratamento.

O procedimento adotado foi a ovariosalpingeohisterectomia para as fêmeas e orquiectomia para os machos, todos com anestesia dissociativa com uso de opióide e anestesia local. Para o pós operatório, já nas residências foi disponibilizado para todos os animais a medicação oral por mais três dias, além do acompanhamento de uma médica veterinária, que ofereceu total assistências aos bichinhos.

A Prefeitura de Taubaté trabalha atualmente em novo processo licitatório para que mais animais possam passar pelo processo de castração com toda a assistência.  



Pular para o conteúdo