TAUBATÉ LANÇA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO

A partir desta quinta-feira, 28, os usuários do transporte público de Taubaté ganham mais uma ferramenta para acompanhar as informações referentes ao serviço prestado pela concessionária do sistema, o Portal da Transparência do Transporte Público.

A novidade pode ser acessada pelo site www.voudetau.com.br/transparencia, onde será possível verificar indicadores de qualidade mês a mês, como porcentagem de cumprimento das viagens, pontualidade e regularidade, conservação da frota, além de dados sobre as formas de pagamento das passagens (dinheiro, vale transporte etc), quilometragens e reclamações.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos usuários informações diretas e claras dos indicadores de qualidade e transparência das operações. Todos os indicadores foram definidos pelo município.

A Prefeitura de Taubaté ainda designou metas para o transporte público que impactam diretamente no subsídio a ser pago ao sistema, que também podem ser consultadas no site.

Os números apresentados no Portal são colhidos por meio do sistema de bilhetagem, aplicativo e GPS dos veículos. Todas as informações, provenientes do cruzamento dos dados dispostos pela concessionária do sistema, são verificadas e conferidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

A ação é uma das melhorias propostas pelo novo sistema de transporte público municipal, o TAU! (Transporte Acessível Urbano), como ficou conhecido, que é resultado direto do estudo de reestruturação do sistema, feito por uma empresa de consultoria contratada pelo CAF.

Desde o mês de junho, diversas melhorias foram implantadas, como a chegada de 20 ônibus zero km, novos itinerários, maior oferta de horários e nova linha. Os novos ônibus contam com novo sistema de segurança e rodam com biodiesel como combustível, um produto com menor impacto ambiental.

Site TAU!

O novo sistema de transporte público municipal, o TAU!, tem um site completo, com todas as informações relevantes aos usuários, como horários e itinerários, integração, aplicativos em tempo real, notícias e o Portal da Transparência do Transporte Público.

Além dessas informações, por meio do link http://www.voudetau.com.br é possível acessar uma área específica sobre o Cartão Rápido Taubaté e consultar dados sobre os tipos de cartão, formas de solicitar, onde efetuar as recargas etc.

O site ainda disponibiliza informações referentes ao novo sistema de transporte, bem como as melhorias implantadas desde seu início, junho deste ano, além de canais de atendimentos e achados e perdidos.