SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TAUBATÉ IMPULSIONA SEGURANÇA E ATRAI OUTRAS CIDADES

Taubaté vem fortalecendo seu sistema de monitoramento nos últimos dois anos, conectando um total de 1.766 câmeras ao Centro de Gestão Integrada (CGI). Essa expansão representa um aumento significativo de 400% em comparação ao sistema anterior.

Dentre as tecnologias implementadas, destacam-se as câmeras inteligentes equipadas com OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) em 26 pontos estratégicos. Elas têm a capacidade de identificar automaticamente placas de veículos associados a furtos, roubos e atividades criminosas.

Além disso, o município possui um software de análise forense, que permite a identificação de veículos com base em suas características distintivas, sendo uma importante ferramenta para investigações e resolução de delitos em parceria com a Polícia Civil.

A Prefeitura tem investido na expansão da cobertura das câmeras na cidade desde 2021, totalizando 1.766 equipamentos conectados ao CGI, um aumento de cerca de 400% em relação às 351 câmeras anteriores.

Somente para a segurança voltada às escolas do município, são 1.318 câmeras fixas internas e 120 externas nas unidades.

O monitoramento é realizado 24 horas por dia, com uma operação conjunta envolvendo a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar. Neste ano, o 199 da Defesa Civil também passou a integrar o sistema, com o recebimento dos chamados diretamente no CGI, otimizando o atendimento às ocorrências.

CERCO ELETRÔNICO

Em 2022, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Segurança Pública, implementou o sistema de cerco eletrônico na cidade. O sistema monitora as vias urbanas e rurais de acesso à cidade com câmeras estrategicamente posicionadas.

Desde então, o sistema emitiu alertas para 1.984 veículos relacionados a crimes, registrando uma média de 214 mil veículos que passam diariamente nos 26 pontos de coleta. Adicionalmente, 96 veículos já foram recuperados graças ao sistema e à resposta rápida das forças de segurança da cidade quando acionadas.

“A expansão e aprimoramento de nosso sistema de monitoramento representam um grande avanço na segurança da cidade. Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia de forma estratégica para garantir a proteção dos cidadãos de Taubaté”, afirmou o secretário de Segurança Pública da cidade.

REFERÊNCIA EM SEGURANÇA

Taubaté tem se destacado pelo uso da tecnologia em prol da segurança pública e tem recebido visitas de outras cidades, entre elas Guaratinguetá e Praia Grande. Recentemente, profissionais da área de inovação e tecnologia da Prefeitura de Salvador, Bahia, também estiveram no município para conhecer o trabalho do Centro de Gestão Integrada de Taubaté.

Os esforços contínuos para fortalecer a segurança pública incluem parcerias com outros municípios, como o Termo de Cooperação Técnica com 35 cidades da região de Campinas, integrantes da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM).

Também há troca de informações de inteligência com a região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, visando o aprimoramento no fluxo de ações relacionadas ao aumento da percepção de segurança pela população.