SEMOB ENCERRA ATIVIDADES DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Nesta segunda-feira, 11, a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Taubaté realizou cerimônia de encerramento da Semana Municipal de Trânsito 2023 na EPT-SV (Escola Pública de Trânsito e Segurança Viária), nas dependências do 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior).

A iniciativa contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), projeto Educamob de São José dos Campos e da Prefeitura de Taubaté.

Durante o evento, os participantes puderam destacar os trabalhos e projetos desenvolvidos, como o Projeto de Trânsito Compartilhado – Ação Integrada de Educação para o Trânsito, desenvolvido pela PRF, que tem como objetivo fomentar a criação de semanas municipais de trânsito, adotar medidas voltadas à redução do número de acidentes, intensificar ações preventivas, atuar de forma constante e integrada com os municípios, entre outras ações.

A ação contou ainda com a presença de representantes de órgãos de trânsito de diversos municípios.

ESCOLHA A VIDA

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Semana Municipal de Trânsito foi iniciada dia 5 de dezembro e, durante esse período, os profissionais da EPT-SV realizaram panfletagem, blitze, palestras e trabalhos educativos.

As atividades contaram com o apoio de agentes de trânsito, Defesa Civil, Segurança Pública, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiros.

A ação buscou promover a conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres a fim de contribuir para um trânsito mais seguro.

A Semana Municipal de Trânsito foi instituída em 2021 pelo Decreto nº 15.167/2021, e tem como objetivo fortalecer ações permanentes de educação no trânsito que, em conjunto com outras ações promovidas, contribuem para a redução de índices de acidentes de trânsito.