EPT-SV INICIA TRABALHOS EDUCATIVOS COM AS CRIANÇAS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

A EPT-SV (Escola Pública de Trânsito e Segurança Viária) de Taubaté iniciou os trabalhos educativos com as crianças do Sistema Municipal de Ensino nesta terça-feira (11).  A unidade está instalada no 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior).

Cerca de 20 alunos do 1º ano do ensino fundamental integral da EMEIEF Prof. Ciniro Mathias Bueno, localizada no bairro Chácaras Ingrid, foram os primeiros a participarem das atividades que foram desenvolvidas por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e por policiais militares.

As crianças foram divididas em duas turmas para participar das aulas teóricas e práticas na mini pista de trânsito que foi instalada no pátio do Batalhão.

Durante as atividades os alunos foram orientados sobre os comportamentos adequados no trânsito, regras de conduta, tipos de veículos, entre outros assuntos. As crianças também participaram de simulações em um mini circuito de trânsito com pistas de rolamento, sinalização horizontal, travessia de pedestres, ciclovia e outros detalhes que simulam uma via normal.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver atividades de forma prática e lúdica com crianças de diversas idades para que elas sejam disseminadoras das informações passadas pelos profissionais envolvidos.

A expectativa é atender crianças da rede pública e privada de ensino de Taubaté e de outros municípios do Vale do Paraíba, mediante agendamento prévio.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: escola.transito@taubate.sp.gov.br.

Escola Pública de Trânsito e Segurança Viária

A EPT-SV é desenvolvida pela Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Militar e tem como objetivo desenvolver ações práticas e pedagógicas voltadas à educação no trânsito, principalmente para as crianças.

A unidade inaugurada em Taubaté, no dia 5 de abril, é a primeira do Vale do Paraíba, a primeira do Estado desenvolvida em parceria com a Polícia Militar e a segunda maior do Estado de São Paulo.

Além do público infantil, as campanhas educativas pretendem atingir pedestres; ciclistas; condutores do transporte coletivo, do transporte fretado, de táxis, de aplicativos e escolar; agentes de transportes; motociclistas; caminhoneiros; professores de educação infantil, ensino fundamental, ensino integral, ensino médio e superior; comunidade geral; entre outros profissionais envolvidos nas questões relacionadas ao trânsito, mobilidade e segurança viária.