SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APLICA PROVA DE RECLASSIFICAÇÃO PARA IRMÃOS REFUGIADOS

A Secretaria de Educação de Taubaté aplicou prova de reclassificação a dois jovens irmãos afegãos na terça-feira, 19. A avaliação é necessária para que os meninos possam estudar em escola regular do Sistema Municipal de Ensino.

Ali Sina Farahmand, de 15 anos, e Alias Farahmand, de 12 anos, foram bem na prova de matemática e habilidades em língua inglesa. Os adolescentes interromperam os estudos em 2021. A retomada do poder pelo Talibã fechou escolas de ensino fundamental, ficando meninos e meninas impedidos de estudar. Desde então, receberam aulas e orientações do pai.

Os irmãos irão ingressar no ensino médio e no 6º ano do ensino fundamental. A Secretaria de Educação avalia a seleção de uma unidade escolar em que haja um professor habilitado para fazer o acolhimento do estudante de 12 anos de forma mais tranquila possível. A previsão é de que Alias inicie os estudos ainda no mês de março na EMEF Prefeito Álvaro Marcondes de Mattos, no Jardim Santa Catarina.

A língua materna dos jovens é persa, um idioma do subgrupo das línguas iranianas, mas possuem um bom entendimento de inglês escrita e boa compreensão oral do idioma, tendo a prova sido aplicada considerando o entendimento dos meninos.

COMO CHEGARAM AO BRASIL

Ali e Alias chegaram ao Brasil em setembro de 2023, permanecendo por duas semanas com seus pais na capital paulista antes de virem para Taubaté, por intermédio de uma igreja.

O pai dos adolescentes, Ali Farahmand, resolveu fugir do Afeganistão depois de receber alta hospitalar por um atentado, situação em que foi alvejado por diversas vezes em seu país de origem. O engenheiro civil era funcionário da Unicef. Passaram pelo Paquistão e vieram para o Brasil.

No dia 6 de março, os jovens e o pai, juntamente com a mãe Soghra Jafari, estiveram na Secretaria de Educação, solicitando vaga na rede municipal.

Em fevereiro de 2024, um caso semelhante foi divulgado pela Secretaria, o da afegã Asmaulhusna Najafi, de 16 anos .