PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA 1ª INFÂNCIA

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA 1ª INFÂNCIA

O tema “Movimento: o desenvolvimento da corporeidade da criança” foi tema proposto pela Equipe de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, da Secretaria de Educação, nas ações com os professores por meio das trilhas formativas semanais na plataforma digital AVA, realizadas em todo o 1º bimestre.

As formações destacavam a potência da infância e a curiosidade que impulsiona a criança a conhecer o mundo, investigando e explorando cada possibilidade de movimento com o corpo. O movimento, na primeira infância, permite à criança o conhecimento de si, do mundo à sua volta e favorece o desenvolvimento das habilidades cognitivas, das interações sociais, do trabalho em grupo e da construção de regras.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por grupos etários: bebês de 0 a 1 ano e seis meses; crianças bem pequenas de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e crianças pequenas  de 4 a 5 anos e 11 meses. Em cada etapa de seu desenvolvimento, a criança brinca nos mostrando as potencialidades de seu corpo, e cabe aos adultos compreender e deixar ser um corpo presente, curioso, cheio de vida, que quer brincar e ser brinquedo.

EXPLORAR O MUNDO

As crianças fazem seu descobrimento do mundo e das pessoas por meio do contato físico e de suas ações. É muito importante encorajar as crianças a vivenciar, a sentir e a entender sua corporeidade em uma relação com o meio e com o mundo.

Brincando, os pequenos exploram o mundo, descobrem os seus segredos e se descobre. Na educação infantil, movimentar o corpo e realizar novas descobertas é coisa séria.



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