PREFEITURA SUBSTITUI PONTE DE MADEIRA POR ADUELAS DE CONCRETO NO BAIRRO AREÃO

A Prefeitura de Taubaté está substituindo uma ponte de madeira por aduelas de concreto no bairro Areão, próximo a divisa com Tremembé. A expectativa é que a obra, executada nas proximidades da rua Dr. Nelson Esteves,  seja finalizada em novembro.

Os profissionais da Secretaria de Obras estão executando a limpeza do local e o preparo da base para a instalação de dez aduelas, medindo 2m x 2m, que foram produzidas na Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC) da Prefeitura.

Além de ser um material muito mais resistente e com maior durabilidade, as aduelas de concreto aumentam muito a capacidade de vazão da água de rios e córregos.

O projeto de substituição de pontes de madeira e passagens de água por aduelas de concreto foi iniciado em abril de 2022 na estrada Sete Voltas, zona rural do município. A ação já foi executada nas estradas do Laranjal, Pedra Grande, Malacacheta, entre outros locais.

A iniciativa tem como objetivo reduzir os problemas acarretados, principalmente durante os períodos de chuvas intensas, que muitas vezes obstruem as estradas devido ao grande volume de água ou mesmo por danificar as pontes existentes.

As aduelas são estruturas pré-fabricadas de concreto armado que podem ser utilizadas na construção de pontes e da rede de galeria de águas pluviais, por exemplo.