PREFEITURA SEGUE COM APURAÇÃO DA SITUAÇÃO DA AVENIDA ANTÔNIO DE QUEIROZ FILHO

A Prefeitura de Taubaté segue com a apuração das causas das rachaduras em imóveis e no asfalto da avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Independência.

O local tem sido vistoriado e monitorado diariamente por equipes técnicas de diversas secretarias desde o dia 12 de janeiro, data em que foi solicitada a primeira avaliação preliminar das residências.

Desde então foi iniciado um trabalho sistêmico, envolvendo várias secretarias, para apoiar a ação e auxiliar na análise da área, com a participação das Secretarias de Segurança, por meio da Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Mobilidade Urbana, Habitação e Desenvolvimento e Inclusão Social.

Relatórios, pareceres técnicos e laudos vêm sendo elaborados e reunidos a fim de abordar diversos aspectos da via e das casas afetadas, como desenvolvimento dos fatos, patologias verificadas nos imóveis, que foram interditados inicialmente; discussão sobre as causas que levaram a instabilidade das edificações; fotos mostrando a evolução das rachaduras nas residências; entre outros tópicos.

Para um melhor entendimento das possíveis causas do que poderia ter afetado as residências ou agravado a situação, técnicos da Secretaria de Obras fizeram, assim que tomaram conhecimento do fato, levantamento das tubulações de drenagem da região em conjunto com as concessionárias prestadoras de serviços de água, esgoto e gás, que possuem redes de abastecimento e distribuição na avenida.

Após vistorias realizadas no local foram constatados vazamentos na rede de distribuição de água da Sabesp, e que não há tubulações de grande porte da Prefeitura, como tubos Armcos ou manilhas de concreto, apenas tubulações simples de drenagem.