PREFEITURA LANÇA “OBSERVA TAUBATÉ” COM PERFIL DA CIDADE E PAINEL DE EMENDAS

A Prefeitura de Taubaté lança nesta terça-feira, 7, o “Observa Taubaté”, uma plataforma completa de dados sobre o município, com perfil da cidade, principais indicadores socioeconômicos e desempenho da administração púbica por áreas, entre outras informações.

É Taubaté na palma da mão, um exemplo de transparência administrativa.

Entre os destaques da plataforma está o “Painel de Emendas”, que traz informações atualizadas sobre recursos recebidos pelo município via emendas e convênios. O “Painel” está dividido em três níveis (federal, estadual e municipal) e, com um click na tela, o usuário terá informações detalhadas sobre valores de emendas e convênios, sua origem e áreas beneficiadas, entre outros dados.

O Observa Taubaté foi lançado nesta segunda-feira, 6, pelo prefeito José Saud na abertura do 1⁰ E-Plan (Encontro de Planejamento de Taubaté). A plataforma estará disponível para acesso a partir de terça-feira, pelo site da Prefeitura: http://taubate.sp.gov.br .

Que informações traz o Observa Taubaté?

Além do Painel de Emendas, a nova plataforma vai reunir de indicadores primários, como população e PIB, com dados atualizados ano a ano, a indicadores dos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), conjunto de metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas sobre os desafios socioeconômicos e ambientais mais urgentes, da erradicação da pobreza à qualidade de ensino, por exemplo.

Mas não é só: o Observa vai mostrar um raio x da cidade por áreas, da educação à saúde, da segurança ao emprego, além de reunir mapas virtuais de zoneamento, bens culturais e equipamentos públicos (como escolas, UPAs e parques).

A plataforma será o link para o “Descubra Taubaté”, com os principais roteiros turísticos da cidade e muito mais.

TRABALHO CONJUNTO

O projeto do Observa Taubaté foi desenvolvido por uma equipe de servidores de diversas áreas: Secretaria de Gabinete, Departamento de Publicidade Oficial, Departamento de Comunicação, Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Departamento de Convênios e Relações Intergovernamentais, Secretaria de Planejamento, Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Administração, Departamento de Tecnologia de Informação.