PREFEITURA DIVULGA PESQUISA DO TRANSPORTE ACESSÍVEL URBANO DE 2024

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), divulgou na terça-feira, 18, os resultados da pesquisa do Transporte Acessível Urbano (TAU) de 2024. O objetivo do estudo foi avaliar o índice de satisfação dos usuários do sistema de transporte público municipal quanto à qualidade dos serviços prestados, conforme o aditivo do contrato de concessão.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 29 de maio, de forma virtual e presencial, no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária “Velha”), praça Dom Epaminondas, no ponto de ônibus em frente ao Taubaté Shopping, dentro dos veículos e em outros locais com concentração de embarques e desembarques. No total, foram entrevistadas 1.172 pessoas, distribuídas nas linhas urbanas e rurais, de acordo com a representatividade na operação, numa amostra de 521.248 passageiros no mês de abril. O grau de confiança é de 95% e o erro estatístico de 3%.

Os entrevistados atribuíram notas de 1 a 5, sendo 1 equivalente a “muito ruim” e 5 equivalente a “muito bom”, para os seguintes quesitos: tempo de espera do ônibus; conservação e limpeza dos veículos; tratamento oferecido pelos motoristas aos usuários; segurança das viagens (risco de acidentes nos veículos); informação aos passageiros; e aquisição e recarga de créditos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os participantes também definiram o grau de importância de cada item e puderam dar uma resposta espontânea quanto ao principal problema do sistema.

RESULTADOS

Todos os quesitos foram avaliados como “bom”, exceto o tempo de espera dos ônibus, que obteve avaliação “regular”. O resultado global, considerando as notas atribuídas para cada quesito e seu grau de importância, indicou que a operação atual do sistema é boa, com nota geral de 3,77 e índice de qualidade de 90,23, conforme cálculo e classificação dos índices de qualidade definidos no aditivo do contrato de concessão.

Na resposta espontânea, os principais problemas identificados foram horários (220 respostas), lotação (91 respostas) e tempo de espera (89 respostas).

COMPARAÇÃO

Comparando os resultados com a pesquisa realizada em 2022, a avaliação geral do sistema pelos usuários melhorou, passando de uma nota geral de 3,29 e índice de qualidade de 83,92 para 3,77 e 90,23, respectivamente.

Os resultados permitem que a Semob e o TAU identifiquem as principais deficiências do sistema de transporte municipal, visando a melhoria contínua do serviço.

Para reduzir o tempo de espera e aumentar a quantidade de viagens, está prevista a implantação de Estações de Conexões (ECOs) nas regiões do Cecao, Rodoviária Nova e Belém/Campos Elíseos, estruturando algumas linhas urbanas e rurais em um sistema tronco-alimentador, aumentando a oferta e otimizando os custos operacionais.

Consulte os resultados completos em: https://www.voudetau.com.br/pesquisa-de-imagem-e-opiniao/