PREFEITURA DE TAUBATÉ INICIA GRANDE MUTIRÃO DE LIMPEZA PÚBLICA NO SANTA TEREZA

A Prefeitura de Taubaté iniciou nesta segunda-feira, 29, mutirão de limpeza e outros serviços no Jardim Santa Tereza. A ação envolve as Secretarias de Serviços Públicos, de Obras e de Mobilidade Urbana. Neste primeiro dia conta com o trabalho de aproximadamente 100 pessoas.

Entre os trabalhos executados estão capina, roçagem, limpeza, poda de árvore, trituração de galhos e revitalização da sinalização viária horizontal e vertical. Outros serviços, como limpeza de bocas de lobo, tapa-buracos, reparos e reconstrução das calçadas de áreas públicas e construção de novas bocas de lobo, também serão realizados.

As ações preventivas de manutenção da arborização, como os serviços de poda, foram bastante elogiadas pelos moradores da rua Profª Carmen Marina Dotta.

Fernando Alves, morador do bairro há quase 20 anos, disse que as podas de árvores previnem a interrupção do fornecimento de energia, muito comum durante as fortes chuvas. “Esse serviço é ótimo! Além de deixar a rua mais arejada, a poda evita que as árvores toquem os fios de energia durante ventos fortes, o que provoca queda de energia com frequência”, ressaltou o morador.

Já o morador Egídio Edson dos Santos ressalta a dificuldade encontrada em conter o crescimento do mato durante o período de chuva. “Na minha casa tenho dificuldade em manter limpa uma área pequena, imagina cuidar da manutenção da cidade inteira”, destacou.

O conjunto de ações tem como objetivo promover um ambiente mais seguro e agradável, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população.

AÇÕES REALIZADAS PELAS SECRETARIAS

Serviços Públicos

A Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelas ações de limpeza, está atuando com três equipes próprias, uma equipe da EcoTaubaté, além de 25 reeducandos do regime semi-aberto, que iniciaram o trabalho nesta segunda, por meio de convênio firmado com a Fundação de Amparo ao Preso (FUNAP).

Os trabalhos estão sendo realizados simultaneamente em diversos pontos do bairro e nas margens da avenida Carlos Pedroso da Silveira. As ações de capina, roçagem e poda de árvore serão desenvolvidas em todo o bairro nos próximos dias e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 20 dias.

Fiscais de posturas percorreram todo o bairro para levantar os terrenos particulares que necessitam de limpeza e assim notificar os responsáveis para tomar as medidas cabíveis.

Mobilidade Urbana

Os profissionais da Mobilidade Urbana iniciaram os serviços no Jardim Santa Tereza na última semana, com as revitalizações de abrigos de pontos de ônibus e da sinalização viária horizontal e vertical.

Nove abrigos do bairro, bem como as rampas de acesso, foram revitalizados pelo setor de Transporte Público e o restante do trabalho continua ao longo desta semana. Placas de pontos de parada também estão sendo substituídas e a expectativa é que três abrigos sejam instalados.

Os serviços da Secretaria incluem ainda as revitalizações da sinalização viária. Diversas marcações, como faixas de travessia de pedestres, paradas obrigatórias, redutores de velocidade, entre outras marcações, estão sendo revitalizadas desde a última quarta-feira, 24. Placas de orientações, advertências, indicação e regulamentação também estão sendo substituídas, quando necessário.

Obras

Equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Obras estiveram presentes nesse primeiro dia de ações. Entre os trabalhos que deverão ser realizados estão limpeza de bocas de lobo, construção de novas bocas de lobo, tapa-buracos, reparos e reconstrução das calçadas de áreas públicas.

Os profissionais fizeram uma vistoria pelas ruas e espaços públicos do bairro para definirem as medidas e ações necessárias.