PREFEITURA APRESENTA PROJETO INVERNO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, apresenta o Projeto Inverno – 2024, reconhecendo a importância de oferecer suporte e assistência às pessoas em situação de rua, especialmente durante o inverno, quando as condições climáticas podem ser ainda mais adversas.

O período de baixas temperaturas acentua o risco à integridade das pessoas em situação de rua, bem como se intensifica a circulação de doenças respiratórias, entre outras.

Dessa forma, a necessidade de atender essa demanda de forma efetiva no período de inverno, é realizada pela Prefeitura a ampliação de suas ações por meio das abordagens e atendimentos sociais, intensificando a sensibilização deste público ao acolhimento temporário, além do aumento do número de vagas de acolhimento ofertadas, como forma de proteção às intempéries da rua.

Trata-se de uma operação em conjunto dos equipamentos socioassistenciais: Centro Pop, Abordagem Social e Abrigo Institucional para População em Situação de Rua, a fim de executar seu papel protetivo frente a demanda da população em situação de rua, além de contar com o apoio da Secretaria de Segurança Pública.

ABRIGO TEMPORÁRIO

Considerando o aumento no número de vagas de acolhimento, foi projetado um abrigo temporário para atender a demanda apresentada.

O abrigo temporário ofertará 30 vagas de acolhimento emergencial, para pernoites, alimentação e higiene. Seu horário de funcionamento será das 19h às 7h, no período de 19/6/2024 a 31/8/2024. Importante destacar que o Abrigo Institucional já oferta 50 vagas para acolhimento.

Com o intuito de garantir a dignidade e o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade, o Projeto Inverno contará com uma estrutura adequada para receber as pessoas durante as noites mais frias.

O abrigo noturno oferecerá alimentação, espaço para higiene pessoal e pernoite, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para todos.

PROMOÇÃO DA INCLUSÃO

Além do acolhimento, a equipe responsável pelo Projeto Inverno também estará disponível para fornecer suporte psicossocial, encaminhamentos para serviços de assistência social e orientações para reinserção social. A intenção é não apenas oferecer abrigo temporário, mas também promover a inclusão e o resgate da dignidade das pessoas em situação de rua.

A Prefeitura reforça o compromisso em trabalhar em prol da inclusão social e do cuidado com a população. O Projeto Inverno é uma demonstração concreta desse compromisso, buscando mitigar os impactos das condições adversas do inverno e oferecer suporte integral às pessoas em situação de vulnerabilidade.