PREFEITURA AVANÇA COM PROGNÓSTICO DO PLANO DIRETOR DE MACRODRENAGEM

Representantes da Prefeitura de Taubaté participaram de reunião com a empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem.

O encontro reuniu as Secretarias de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, de Obras e de Planejamento e teve como objetivo apresentar um prognóstico detalhado referente à análise e previsão de condições futuras dos sistemas de drenagem do município.

O prognóstico envolve a avaliação de diversos aspectos, como disponibilidade de áreas úteis, impacto social, análise custo-benefício, topografia e declividade, viabilidade de substituição e cálculos das estruturas.

A verificação da disponibilidade de áreas úteis destaca-se na identificação de locais propícios para a instalação de reservatórios e expansão de estruturas. A avaliação do impacto social examina consequências, como desapropriações e áreas mais susceptíveis a inundações.

A análise custo-benefício orienta a escolha da melhor alternativa, considerando criteriosamente os custos e benefícios associados a cada proposta. A topografia e declividade do terreno são contempladas para facilitar a implementação das propostas. A viabilidade de substituição examina a possibilidade de trocar estruturas existentes, considerando aspectos técnicos, custos e benefícios. Além disso, a aplicação de cálculos fundamenta tecnicamente as propostas, garantindo uma abordagem sólida e eficaz para as soluções apresentadas.

IMPORTÂNCIA DO PROGNÓSTICO

Com base nessas análises, o plano procura antecipar as demandas futuras sobre o sistema de drenagem e propõe medidas para lidar com possíveis problemas, como enchentes, erosão do solo e outros impactos associados ao manejo das águas pluviais.

O prognóstico é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de longo prazo, que visam garantir a eficiência e sustentabilidade do sistema de drenagem em face das mudanças nas condições ambientais e socioeconômicas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal é gestora do contrato com a empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem.

Para mais informações sobre o plano, acesse https://taubate.sp.gov.br/novo/plano-diretor-de-macrodrenagem/.