PARATLETAS DE TAUBATÉ VÃO A MUNDIAL DE PARIS DEPOIS DE 8 OUROS NO BRASILEIRO

Os paratletas de Taubaté voltam a competir no mês de julho, quando André Rocha (lançamento de disco) e Alessandro da Silva (lançamento de disco e arremesso de peso), e também o técnico Diego Cascardo, estarão no Campeonato Mundial de Paratletismo em Paris, na França.

No Brasil, a equipe volta a competir em setembro, no Desafio CPB de Atletismo, em São Paulo.

Recentemente, no último fim de semana a equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, encerrou a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Paratletismo 2023 com 14 medalhas no total.

Foram três dias de disputas na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O time taubateano fechou a mais importante competição nacional do paratletismo com um recorde do campeonato e três atletas fazendo suas melhores marcas na carreira.

O time com dez atletas competiu em provas de pista, lançamentos e arremessos. Taubaté faturou oito ouros, quatro pratas e dois bronzes. Individualmente, a equipe teve destaques importantes: Erick Rico garantiu o bicampeonato brasileiro no lançamento de disco (F44) com 42,76m, quebrando o recorde do campeonato.

Outros três atletas fizeram suas melhores marcas da carreira: Danilo Zaina faturou o bicampeonato nos 100m rasos com petra (classe RR1) com 31s48; Tiago Soares conquistou a inédita prata no lançamento de disco (F11), fazendo a melhor marca pessoal com 30,64m; e Wagner Prado estabeleceu sua melhor marca da vida no lançamento de disco (F46) com 32,23m, prova em que foi o 6º colocado.

Os lançadores André Rocha e Alessandro da Silva confirmaram seus respectivos favoritismos, e faturaram dois ouros cada.

André Rocha (F52) se consagrou campeão brasileiro no lançamento de disco – prova que disputará em Paris – e também no arremesso de peso. Alessandro também faturou ouro nessas duas provas, as quais também disputará no Mundial, e se tornou tetracampeão brasileiro do peso e do disco. No arremesso de peso, Alessandro fez 13,13m, estabelecendo sua melhor marca da temporada 2023.

Na classificação geral, por equipes, Taubaté terminou na 11ª colocação, em um total de 112 clubes inscritos no Campeonato Brasileiro.

Na pontuação geral que premia os melhores treinadores, com base nos resultados de seus atletas, o técnico taubateano Diego Cascardo foi o 15º melhor, entre os 144 treinadores da competição.

Resultados de Taubaté no Campeonato Brasileiro de Paratletismo 2023:

*SB = Melhor marca da temporada
**PB = Melhor marca da carreira
***RC = Recorde do Campeonato Brasileiro

André Rocha (F52)
Arremesso de Peso – Campeão 9,87 (SB)
Lançamento de Disco – Campeão 18,62m

Alessandro da Silva (F11)
Arremesso de Peso – Campeão 13,13m (SB)
Lançamento de Disco – Campeão 42,18m

Tiago Soares (F11)
Lançamento de Disco – 2º colocado 30,64 (PB)