PREFEITURA DE TAUBATÉ GANHA “SELO GESTÃO SUSTENTÁVEL” DA CAIXA

A Prefeitura de Taubaté vai receber no dia 14 de maio o Selo Caixa Gestão Sustentável, outorgado pela Caixa Econômica Federal em reconhecimento a municípios que apresentam indicadores que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

A entrega vai ocorrer na sede da Superintendência Regional da Caixa em São José dos Campos, às 11h.

Taubaté é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba a receber o Selo Caixa Gestão Sustentável, que reconhece a utilização responsável dos recursos financeiros e ambientais do município, atrelado ao desenvolvimento urbano sustentável, proporcionando um aumento do bem-estar e qualidade de vida aos cidadãos.

Pelos critérios da Caixa, o selo obtido pelo município foi na categoria “Topázio”. A pontuação é considerada uma importante estratégia para impulsionar as cidades a alcançarem as metas estabelecidas na Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa visa fornecer um incentivo claro e mensurável para o cumprimento dessas metas, promovendo ações concretas em direção a um futuro mais sustentável. As ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e clima, e a garantia de paz e prosperidade para todas as pessoas, são avaliadas minuciosamente.

BOAS PRÁTICAS

Para o prefeito José Saud, o selo da Caixa confirma a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública.

“Ficamos felizes em sermos o primeiro município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba a receber esse certificado da Caixa. É o reconhecimento do nosso trabalho, enquanto governo, para garantir a qualidade de vida do taubateano, com respeito às boas práticas de gestão, ao meio ambiente e com responsabilidade social. É uma conquista de todos nós, gestores e, principalmente, servidores municipais, que trabalhamos todos os dias pelo bem de Taubaté.”

MENTORIA

Contribuiu para a obtenção do Selo Caixa o trabalho de mentoria realizado junto à Prefeitura de Taubaté pela RGB (Rede Governança Brasil), associação composta por servidores e gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, que, de forma conjunta, trabalham em prol da governança. A mentoria da RGB em Taubaté é pioneira na região.