TAUBATÉ RECEBE EXPOSIÇÃO DE XILOGRAVURAS DO ATELIÊ DE ETSER SANTA CLARA

TAUBATÉ RECEBE EXPOSIÇÃO DE XILOGRAVURAS DO ATELIÊ DE ETSER SANTA CLARA

O Ateliê De Etser Santa Clara, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté, abre ao público a exposição de xilogravuras “VargEM Grande Escala” neste sábado, 7 de outubro, às 10h, no Parque do Sedes, localizado na avenida Amador Bueno da Veiga, 220, no Jardim Jaraguá.

Além da abertura da exposição, o ateliê convida a população para que nesta data participe de um piquenique e pede que cada um leve bebida e comida de sua preferência.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição é constituída de uma instalação montada em andaimes com as xilogravuras em grande formato. tendo como tema a Vargem Grande, bairro rural de São José dos Campos, onde está situado o ateliê De Etser Santa Clara e onde o poeta Cassiano Ricardo nasceu e viveu sua infância.

O projeto, que conta com o apoio do PROAC, prevê exposições em São José dos Campos (12 de agosto a 4 de setembro), Pindamonhangaba (16 de setembro a 2 de outubro) e Taubaté (7 de outubro a 6 de novembro), três oficinas de xilogravura e lambe-lambe (posters artísticos colados em espaços públicos), duas palestras sobre a Vargem Grande e as várzeas do rio Paraíba do Sul, além do lançamento de um documentário.

O ATELIÊ DE ETSER

O Ateliê De Etser foi fundado por George Gütlich, Fábio Sapede, Carmen Sapede e Claudia Paranhos em 1998 e, por 22 anos, ocupou um charmoso espaço em um sobrado comercial da década de 1920 no coração do bairro de Santana. Em 2020, o Ateliê se transferiu para o bairro rural da Vargem Grande em área que foi parte da fazenda Santa Clara (Tecelagem Parahyba), por esse motivo seu nome foi acrescido dessa referência histórica passando a se chamar Ateliê De Etser Santa Clara.

Nesses 25 anos de atividade, o De Etser se consolidou como uma grande referência da gravura no Brasil, e para comemorar esse primeiro quarto de século, o Ateliê está desenvolvendo o “VargEM Grande Escala”, que pretende ampliar a visibilidade e discutir a preservação ambiental das várzeas do Paraíba do Sul, usando como tema a Vargem Grande.

Participam do projeto os gravadores Fábio Sapede, Gabriela Oliveira, Lucas Siqueira, Luiz Chalita, Alexandre Braga, Mariana Ardito Abrão, Nalu Luzio, Nelson Oliveira, Paula Miranda, Sergio Silva e Simone Surreal, todos sob direção artística de Ernesto Bonato.



Pular para o conteúdo