EXPOSIÇÃO PARA CELEBRAR A ARTE DE MESTRE JUSTINO É ABERTA NESTA SEXTA, 17

Nesta sexta-feira, 17 de maio, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté faz a abertura oficial da mostra “30 anos sem Justino” no Centro Cultural Toninho Mendes, às 19h. O evento marca mais uma celebração em homenagem ao artista Sebastião Justino de Faria, conhecido como Mestre Justino.

A exposição será no local que perpetuou seu nome, a Galeria Mestre Justino, e contará com a presença de artistas locais, amigos e familiares.

Serão expostas 14 obras originais de Justino pertencentes a acervos particulares. Os amigos João Bosco, Márcio Gotardi, Dr. Acácio Neto e o Dr. Severino Antônio disponibilizaram as obras de seu acervo particular, feitas por Justino, para serem expostas pela primeira vez. Também haverão outras dez obras autorais produzidas por artistas em homenagem a Mestre Justino, entre eles Luís Roberto (Fordão), João Branco e Cid Fernando Freire Vieira.

Durante o evento será exibido um documentário “Mestre Justino e sua arte eterna”, realizado pelo T7 News e o Ponto de Cultura Magdalena Guisard. O filme convida a um mergulho no universo das obras, reverenciando-o como verdadeiro mestre em sua arte.

A exposição estará aberta para visitação até 3 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Centro Cultural está localizado na praça Coronel Vitoriano, 01, no centro de Taubaté.

MESTRE JUSTINO

Sebastião Justino Faria, pintor, desenhista e muralista autodidata, nasceu em 1932 em Redenção da Serra. O artista viveu em Taubaté e faleceu em 1994.

Mestre Justino retratou em sua arte as tradições culturais e os costumes do povo do Vale do Paraíba. Suas obras reproduziam constantemente as manifestações culturais do povo, como festas religiosas, romarias, exaltava a figura do tropeiro e do homem do campo.

Os murais produzidos pelo artista, muito comparados aos dos pintores mexicanos José Orozco e Diego Rivera, popularizaram sua arte que hoje se encontra em acervos espalhados pelo Brasil e também no exterior.

GALERIA MESTRE JUSTINO

A Galeria Mestre Justino, que fica dentro do Centro Cultural de Taubaté, foi inaugurada em 2022 em homenagem ao artista plástico e muralista Mestre Justino. A galeria é disponibilizada a todos os artistas tenham interesse em expor suas obras.

A galeria Mestre Justino recebe em média 22 exposições anuais, todas acompanhadas de certificações após seus términos.