ABERTURA DA 4ª CONFERÊNCIA DE CULTURA CELEBRA O SETOR CULTURAL DE TAUBATÉ

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, com apoio e participação do Conselho Municipal de Cultura, realizou na quinta-feira, 5 de outubro, a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura (CMC).

A última edição do evento aconteceu em 2013, exatos dez anos atrás, e a noite foi pensada como uma forma de celebrar a realização deste importante instrumento de participação popular na área cultural.

O evento aconteceu no Teatro Metrópole com a presença de diversos artistas do município e autoridades, como a vice-prefeita Adriana Mussi, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Município, Fernando Paschoal, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ronaldo Robles, o professor Mestre Acácio de Toledo Neto, presidente da Funac/Unitau e participação especial do Alessandro Azevedo, coordenador do escritório do Ministério da Cultura (MinC) em São Paulo.

A abertura foi marcada por uma emocionante apresentação do Coral Municipal de Taubaté, que atualmente é composto por 22 cantores voluntários, com direção artística da professora e mezzo-soprano Mere Oliveira.

Na sequência, foram homenageados dois artistas de grande importância para o município, André Bazzanella, coordenador da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba (IPHAN), e a Mestra Joaquina “Russa” da Congada de São Benedito do Alto do Cristo.

Os membros do quesito samba-enredo encerraram o evento com uma emocionante apresentação. O projeto tem o propósito de resgatar a história e preservar a memória das escolas de samba, dos sambistas e do próprio Carnaval de Taubaté, desde os seus primórdios.

INSCRIÇÕES

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Taubaté tem o objetivo de promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em Taubaté, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

As inscrições para os dias 6 e 7 de outubro continuam abertas pelo link: https://forms.gle/hQ6nSLs6DMvjyc2C9

Para mais informações, acesse: https://taubate.sp.gov.br/novo/4cmc.

OS HOMENAGEADOS

Mestra Joaquina “Russa” da Congada de São Benedito do Alto do Cristo

Filha de Guido Bonifácio e Joaquina de Oliveira, fundadores da Congada de São Benedito do Alto do Cristo em 1995, Mestra Joaquina começou a dançar congada aos seis anos de idade, é a responsável pelo grupo nos dias hoje e pela transmissão dos saberes da congada que aprendeu com seus pais para as novas gerações.

André Bazzanella

André Bazzanella é o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na região do Vale do Paraíba e responsável por ações de Educação Patrimonial, projetos na área de patrimônio cultural material e imaterial e de ações vinculadas à identificação, documentação, preservação e fomento de manifestações culturais na região.