CGI DE TAUBATÉ ATRAI ATENÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DE SALVADOR

O CGI (Centro de Gestão Integrada) da Prefeitura de Taubaté recebeu na quarta-feira, 18, a visita de profissionais da área de inovação e tecnologia da Prefeitura de Salvador, Bahia.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, e o diretor técnico Wlader Peres foram recebidos pelo prefeito, secretário de Mobilidade Urbana, diretor da Secretaria de Segurança, diretora de trânsito e profissionais que atuam na central.

Além de visitar as instalações, a estrutura e o trabalho desenvolvido na unidade, os visitantes puderam conhecer a parte operacional do CGI, bem como todos os sistemas integrados, a área de segurança pública, de trânsito, além de procedimentos e protocolos seguidos.

Durante o encontro, também foram apresentados o sistema de cerco eletrônico, o programa integrador de reconhecimento facial das ocorrências, tanto de segurança quanto de trânsito, além da parte de comunicação por rádio e celulares, e de monitoramento em geral.

CGI

O CGI é um moderno centro de vigilância por câmeras, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e integra o trabalho de todas as forças de segurança, como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, entre outros, e também da Secretaria de Mobilidade Urbana. A unidade permite uma atuação mais rápida, efetiva e coordenada dos serviços apresentados.

A área da segurança pública conta com câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de leitura óptica de caracteres, conhecida como OCR (Optical Character Recognition), que possibilita a identificação automática de placas de veículos associados a furtos, roubos e atividades criminosas. Além disso, dispõe de software de análise forense, cujas funcionalidades incluem a identificação de veículos com base em suas características distintivas.

Em relação ao trânsito, é possível acompanhar o tráfego de todas as vias do município por meio de monitoramento por câmeras, e assim observar pontos de congestionamento, funcionamento dos semáforos, ocorrência de acidentes, veículos quebrados, entre outros acontecimentos relacionados.

Todas as informações são passadas em tempo real para os agentes de segurança e de trânsito para que possam ser tomadas todas as medidas cabíveis o mais rápido possível.