AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA É APLICADA AOS ALUNOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Entre os dias 19 de março e 26 de abril, os estudantes de 2º ano do ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Taubaté estão realizando a avaliação de Fluência Leitora, proposta pelo Governo Federal.

Em Taubaté, participam das avaliações mais de 2.600 crianças, de 45 unidades escolares. A análise anual avalia a entrada e a saída do aluno no nível de ensino do 2º ano. Em 2023, comparando o início do ano com a conclusão da série, 45% dos alunos foram classificados como pré-leitores no começo do ano letivo e, ao término, essa porcentagem diminuiu para 39%, apontando uma melhoria, visto que esse aluno foi melhor classificado na segunda avaliação, no final do ano letivo.

Os considerados leitores iniciantes, que no início de 2023 eram 44%, já no final houve também uma diminuição para 43%. Estes alunos melhoraram sua classificação migrando para o perfil de leitores fluentes. No início do ano passado eram 12% e, no final, 17% reforçando o avanço no nível de leitura dos estudantes de Taubaté.

A avaliação é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura e a plataforma CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A ação está prevista como um dos eixos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem como um de seus objetivos monitorar o nível de desempenho dos alunos, de todo o território nacional, em relação à leitura.

PRÁTICAS DE LEITURA

Para que os avanços sejam ainda mais significativos, a Direção de Práticas Pedagógicas da Secretaria de Educação de Taubaté promove até o final do ano a formação de práticas de leitura para os professores de 2º ano, bem como para os docentes do Redes (recuperação paralela).

Além disso, de 15 a 19 de abril aconteceram as sessões de Leitura Simultânea nas escolas municipais, em que salas temáticas foram preparadas podendo o aluno se inscrever para a sala de seu interesse, participando da leitura de uma obra nacional.