AÇÕES DE SEGURANÇA EM TAUBATÉ REGISTRAM AUMENTO NO 1º SEMESTRE DE 2023

As tentativas de furtos em bens públicos apresentaram redução de 63% em Taubaté, e rondas escolares tiveram aumento 46%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do município no primeiro semestre do ano. Outros índices também ficaram positivos no levantamento.

De janeiro a junho do ano passado foram registradas 22 tentativas de furto em bens públicos da cidade, em comparação a 2023, que teve oito casos, redução de 63%.

Os casos de furtos em bens públicos também tiveram redução de 28,30%, com 76 registros no primeiro semestre, contra 106 do mesmo período em 2022.

Já para os casos de danos ao patrimônio público, a redução foi de 34%, com 44 registros em 2022, contra 29 contabilizados pela Secretaria de Segurança neste ano.

Para a área da educação, houve aumento de 46% na ação de rondas escolares voltadas a garantir a proteção dos alunos e preservação das unidades de ensino.

Foram realizadas 9.241 rondas pela Guarda Civil Municipal (GCM) no primeiro semestre, quase três mil rondas a mais que em 2022, quando foram realizadas 6.319 ações pelas equipes.

Na “Operação Praça Segura”, a Secretaria de Segurança realizou de janeiro a junho 17.363 ações no trabalho ostensivo de patrulhamento e fiscalização de parques e praças públicas com a GCM, representando 12,54% de aumento em comparação com 2022, quando foram realizadas 15.428 ações no período.