350 IDOSOS PARTICIPAM DE PALESTRAS DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM TAUBATÉ

Cerca de 350 idosos participaram das palestras realizadas pelo Projeto de Prevenção de Quedas, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Taubaté, nas unidades básicas de saúde em julho. Ao longo do mês foram realizadas palestras em 24 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS).

No segundo trimestre de 2023, o município registrou um aumento de 92% no número de fratura de fêmur em idosos, decorrente de quedas, de acordo com uma das unidades hospitalares monitoradas pela APS.

A prevenção de quedas em idosos é um desafio para a saúde pública, considerando o crescente envelhecimento da população. A implementação do projeto nas unidades básicas de saúde tem como objetivo levar palestras educativas e preventivas aos idosos de diferentes regiões do município.

Os primeiros sinais positivos do trabalho já começam a aparecer, visto que durante o mês de junho apenas cinco casos de fratura de fêmur em idosos foram notificados, uma diminuição de 29% em relação ao mês anterior.

Além disso, a comunidade mostrou-se mais consciente dos riscos de queda e da importância da prevenção, buscando adotar medidas de segurança em suas casas e ambientes cotidianos.