TAUBATÉ ADERE AO PLANO ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

De 20 a 25 de março, a Prefeitura de Taubaté desenvolve e intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O município aderiu ao Plano de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo, proposto pela Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado da Saúde.

A proposta orienta que se estabeleça no município uma força-tarefa para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue e outras arboviroses, com auxílio e participação da população, organizações públicas e privadas para uma ação simultânea em todo o Estado.

Em Taubaté, o Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) irá promover palestras nas unidades escolares municipais, participação em evento na Praça Dom Epaminondas para orientação a população, envolvimento das unidades de saúde para a promoção de atividades, utilização do cata treco e carro de som nos bairros e divulgação interna para que todos os prédios da municipalidade sigam um check list visando a eliminação dos criadouros.

Cronograma:

20/03 Palestra na EMEI Profª. Maria Isabel Pistili Mendonça (Quiririm);

21/03 Palestra na EMEI Miguel Luiz (Canuto Borges);

22/03 Stand na Praça Dom Epaminondas;

23/03 Palestra na EMEI Ondina Amadei Beringhs (Estiva) e;

24/03 EMEI Dr. José Ortiz Monteiro Patto (Jardim Califórnia).

“Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos”, ressalta o alerta estadual.

Até 9 de março, Taubaté registrou 85 casos positivos de dengue, com um óbito em investigação.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

·         O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

·         É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

·         Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

·         Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;

·         Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.

Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).