TAUBATÉ INTENSIFICA CONSCIENTIZAÇÃO DA PÓLIO PARA EVITAR RISCO DE REINTRODUÇÃO DO VÍRUS

TAUBATÉ INTENSIFICA CONSCIENTIZAÇÃO DA PÓLIO PARA EVITAR RISCO DE REINTRODUÇÃO DO VÍRUS

Segundo alerta do Governo do Estado, os municípios que não atingiram a cobertura vacinal contra a Poliomielite deveriam estabelecer metas para evitar a reintrodução do vírus. Desta forma, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária de Saúde, da Prefeitura de Taubaté, estratégias foram estabelecidas para intensificar a conscientização da população em relação à gravidade da doença.

Há 4 anos, Taubaté apresenta uma cobertura vacinal contra a Poliomielite considerada baixa que reflete a baixa procura pela vacina nas unidades básicas de saúde. Em 2019 foi vacinada 86,42% da população alvo e nos anos subsequentes esse índice diminuiu, ficando muito aquém do satisfatório. Em 2020, 73,37% do público foi vacinado, já em 2021 esse número foi reduzido drasticamente para 50,92%, havendo um pequeno aumento em 2022, com 61,70% de vacinados.

A Poliomielite é uma preocupação de saúde pública e os municípios que apresentam cobertura vacinal inferior a 80% são orientados a fortalecer o programa de rotina a fim de erradicar o Poliovírus. A ação consiste em avaliar a carteira vacinal de crianças e adolescentes, menores de 15 anos, para que as vacinas sejam atualizadas conforme as normativas e calendário vacinal do Governo do Estado de São Paulo.

Em Taubaté, as salas de vacina possuem doses para a atualização da caderneta vacinal, além de outras ações que serão implementadas para intensificar o trabalho de busca ativa dos menores a serem vacinados, como: visita casa a casa pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, avaliação das cadernetas no ambiente escolar nas unidades municipais através do Programa Saúde na Escola (PSE) e nas unidades particulares e também municipais a atuação dos agentes da Vigilância Epidemiológica, ambas aguardando o início do ano letivo.

Além de parcerias com entidades e órgãos competentes, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dessa intensificação para não possibilitar a reintrodução do vírus. As parcerias contam com: a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT); Associação Paulista de Medicina (APM); Diocese de Taubaté na pessoa do Bispo Dom Wilson; Polícia Militar; Cavex; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Saúde (COMUS); Polícia Civil; Grupo Escoteiro; Fundação Casa; Ministério Público; Câmara Municipal; rede de agências bancárias, hoteleira e de turismo; Rotary; APAE; SESC; SESI; Taubaté Country Club (TCC); Clube Associação e secretarias municipais da Prefeitura de Taubaté.

Confira, abaixo, o funcionamento das Salas de Vacina:

Horário das 8h às 11h e das 12h30 às 14h30: ESFs Ana Rosa, Água Quente, Jaraguá, Santa Isabel, Vila Marli, Continental e Estoril. Pamos São João, Bosque da Saúde, Três Marias II, Estiva, Baronesa, Cidade Jardim, Imaculada, São Pedro, Quiririm e Bonfim.

Horários das 8h às 18h30: UBS Mais Independência, UBS Mais Fazendinha, UBS Mais Mourisco, UBS Mais Chácaras Reunidas Brasil e ESF São Gonçalo.

Horários das 8h às 16h: ESFs Chácara Silvestre, Planalto, Novo Horizonte e Santa Tereza. Além do Pamo São Carlos.

Outros horários: UBS Mais Gurilândia (das 8h às 17h30), ESF Piratininga e ESF Esplanada (das 8h às 18h). Pamo Registro, com atendimento semanal, às quintas-feiras (das 8h às 14h30) e ESF Barreiro, com atendimento quinzenal, às terças-feiras (das 8h às 14h).



Pular para o conteúdo