CEDIC ABRE NOVOS PÓLOS EM TAUBATÉ

Para promover a descentralização dos serviços, o CEDIC (Centro de Distúrbios da Comunicação) abre dois novos polos de atendimento nos bairros Independência e Jardim Gurilândia.

O CEDIC é um serviço de saúde da Prefeitura de Taubaté que oferta, entre outros, o atendimento com fanoaudiológico, tendo o processo de triagem que engloba avaliação fonoaudiológica, otorrinolaringológica e exame auditivo. Após esse processo, o paciente é encaminhado ao polo mais próximo de sua residência.

Importante salientar que é necessário o encaminhamento de um médico da rede pública de saúde municipal ou do NAPE, da Secretaria de Educação, que atua nas escolas.

Distúrbios de leitura e escrita são manifestações referentes ao desenvolvimento da linguagem, que se caracterizam pela dificuldade na aquisição e/ou no desenvolvimento da linguagem escrita por crianças que apresentam déficit tanto de decodificação fonológica, como de compreensão da linguagem oral e/ou escrita.

O fonoaudiólogo atua nesta área, promovendo o entendimento da funcionalidade da escrita e da leitura, e no estabelecimento de uma relação satisfatória e prazerosa na elaboração, interpretação e organização de textos.

Crianças que apresentam distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons), dificuldade na elaboração de frases, problemas na elaboração oral (dificuldade em organizar e relatar fatos e histórias), além de vocabulário empobrecido, déficit de memória, entre outros.

SERVIÇO:

Polo CEDIC Independência – Rua Capitão PM Alberto Mendes Junior, 215;
Polo CEDIC Jd. Gurilândia – Rua Pedro Malazarte, 50.