TAUBATÉ REALIZA A 1ª PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 1ª Plenária Municipal de Saúde de Taubaté acontece na próxima sexta-feira, 3 de março, Irmandade de Misericórdia de Taubaté, a partir das 18h30.

O evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Taubaté (Comus) com o apoio da Prefeitura, objetiva adequar as propostas da XII Conferência Municipal de Saúde de Taubaté; eleger delegados para etapa regional da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo (abrangência DRS XVII). A plenária serve também como fase preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A Plenária é um espaço de participação popular para a construção das políticas públicas do SUS e a reafirmação da importância da democracia e da saúde como direitos resguardados por lei.

No cronograma de atividades do evento, o credenciamento acontece das 18h30 às 19h15. Pessoas que excederem o horário não poderão participar do encontro, que tem previsão de encerramento às 22h.

Durante a ocasião serão tratados 4 eixos temáticos que reúnem reflexões sobre os desafios e perspectivas acumuladas no âmbito do controle social:

1) O Brasil que temos. O Brasil que queremos: avalia a situação da saúde e seus determinantes sociais para estabelecer um cenário atual , buscando compreender as responsabilidades e compromissos institucionais do SUS para a construção do país com menos desigualdade e direitos sociais garantidos;

2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas: discute sobre a atuação dos conselhos de saúde, dos movimentos comunitários, sociais e sindicais para garantia do acesso aos serviços do SUS, a partir do empenho e compromisso vivenciados durante a Pandemia e sua articulação intersetorial;

3) Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: debate do momento do SUS como expressão política do direito humano à saúde e exercício da cidadania, buscando identificar avanços e retrocessos nos 34 anos do sistema.

4) Amanhã será outro dia para todos: aponta os desafios e rumos para saúde e para políticas públicas nos próximos 4 anos, focando em temas chaves como o desfinanciamento do SUS, pacto federativo e iniquidades regionais.

Irmandade de Misericórdia de Taubaté fica à Rua Portugal, 169 no bairro Jardim das Nações.