12 ago 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar e educar são parâmetros didáticos adotados na Educação Infantil. A Educação Infantil é constituída por dois seguimentos: creche e pré-escola, que incluem crianças de 0 a 5 anos.
Para que consigam uma vaga para seus filhos é necessário que o responsável faça um cadastro na própria unidade desejada. Existem dois sistemas de atendimento: o parcial e o tempo integral.
Creche
Na primeira fase infantil, que vai de 0 a 3 anos de idade, a creche está subdividida em:
– Berçário I (de 4 meses a 1 ano e meio de idade)
– Berçário II (de 1 ano e sete meses a 2 anos e cinco meses)
– Maternal I (de 2 anos e seis meses a 3 anos)
Nesta etapa, as crianças começam a ter as primeiras atividades que as levam ao desenvolvimento de suas habilidades, como brincadeiras, desenvolvimento da oralidade, da socialização e, assim, passam a ter uma rotina de atividades de aprendizagem, na qual incluem também a formação de hábitos de higiene e alimentação.
Pré-escola
A Pré-Escola é constituída de:
– Maternal II (4 anos)
– Jardim (5 anos)
Concluindo a etapa, a criança passa a fazer parte de um novo estágio em sua vida escolar: a Pré-Escola. Nesse período, também são desenvolvidas atividades que as auxiliam no desenvolvimento cognitivo, quando ampliam suas habilidades, por meio de brincadeiras, jogos, leitura, música, danças, e trabalhos que envolvem o raciocínio lógico e matemático.
No período da manhã, os alunos frequentam aulas que cumprem o calendário pedagógico curricular e, na parte da tarde, os que permanecem na escola, em tempo integral, participam de projetos recreativos com brincadeiras que promovem a socialização, o desenvolvimento cognitivo e motor.