TAUBATÉ RECEBE 1º FÓRUM DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL

No dia 2 de agosto, a Cooperativa Amigos do Santa Tereza, em parceria com o Hub de Inovação Tecnologia de Taubaté (HITT), promoverá o “1º Fórum de Responsabilidade Ambiental e Social de Taubaté”. A abertura do evento será às 10h e a programação seguirá até às 21h, no espaço do hub.

O objetivo do Fórum é debater formas de fortalecer o trabalho de cooperativas e catadores da cidade, além de práticas que podem ser adotadas para aumentar a quantidade de resíduos reciclados em Taubaté.

O evento ainda apresentará a situação atual da gestão de resíduos e alternativas às empresas da cidade, bem como à população, com o propósito de atender a demanda crescente de recolhimento de materiais recicláveis, como foco na geração de renda de famílias em situação de risco e na preservação ambiental.

A Amigos do Santa Tereza é uma cooperativa de reciclagem de Taubaté que realiza a separação dos materiais recicláveis coletados pela Prefeitura da cidade. Por meio de seus cooperados, o grupo faz com que os materiais coletados retornem ao ciclo produtivo, causando um impacto positivo na economia e na sustentabilidade de Taubaté.

PROGRAMAÇÃO

10h30 | Roda de conversa “Responsabilidade Social e o futuro da reciclagem no Brasil”

Fabio Padilha | Presidente da Central Única das Favelas de Taubaté;

Ana Emilia | Educadora do SESC Taubaté;

Maria Tereza Monte Negro | Presidente da Cooper Viva Bem;

Heloisa Martins | Consultora em Gestão de Sustentabilidade;

Gabriel Pinelli | Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social.

14h | Palestras curtas e roda de perguntas “O reciclado como negócio, regulamentação de cooperativas e organização das cooperativas”

Telines Basilio do Nascimento “Carioca” | Diretor-presidente na CONATREC e na COOPERCAPS;

Anderson Nassif | Sócio-fundador da Cooperlol (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia-SP);

Syllis Bezerra | Presidente da Ecophalt;

Edvaldo Cintra | Instituto Regeneração Global.

18h30 | Roda de conversa “Responsabilidade ambiental e social das cooperativas, indústria e sociedade na geração e destinação de resíduos”

Vanessa Villalta | Engenheira Ambiental da Proecologic;

Fabiana Luz | Presidente da Cooperativa Amigos do Santa Tereza;

Lilian Mansur | Diretora Jurídica da Precision Robotcs.