TAUBATÉ ENCERRA O ANO COM MAIS DE 70 CONSULTAS DE CUIDADOS PALIATIVOS

A Secretaria de Saúde de Taubaté informa que 2023 se encerra com mais de 70 consultas de cuidados paliativos realizadas. Atualmente, 18 famílias são acompanhadas pela equipe.

No segundo bimestre do ano, nos serviços de saúde de Taubaté foi implantado, como projeto piloto, o programa Cuidados Paliativos para pessoas que possuam doença grave e ameaçadora da vida.

O objetivo do Cuidados Paliativos é aumentar a qualidade de vida do paciente, tratando questões profundas de ordem física, psicológica, social, familiar e espiritual, mantendo a dignidade humana, abalada pela doença.

O projeto é pioneiro na região, por isso tem o reconhecimento da DRS (Departamento Regional de Saúde) e conta com atendimento multidisciplinar, obrigatório para este tipo de cuidado.

O serviço ambulatorial disponibiliza o atendimento em fase precoce ao paciente e seus familiares por meio de consultas simultâneas com médico, enfermeiro, além de oferecer atendimento psicológico com estudantes de psicologia da faculdade Anhanguera.