SECRETARIA DE TAUBATÉ CELEBRA DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Nesta quarta-feira, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social e a Prefeitura de Taubaté celebra esta data tão importante. Foi realizado um café da manhã para esses profissionais que possuem extrema importância para a defesa dos direitos humanos.

Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social possui 63 assistentes sociais, entre os quais está Ronaldo Lucius Medeiros Silva, que atua na pasta desde 2020.

Ronaldo é bacharel em serviço social pelo Centro Universitário Newton Paiva e licenciado em matemática pela Universidade de Taubaté, pós-graduado em interdisciplinaridade das políticas de Assistência Social, Educação e Saúde na Interface do Trabalho com Famílias (Unitau) e Gestão de Politicas Sociais (UNIP).

Há quatro anos ingressou o time de assistentes sociais da Prefeitura, iniciando suas atividades no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Três Marias. Atualmente, ele está como técnico responsável pelo CRAS São Gonçalo.

Em comemoração aos 10 anos do CRAS São Gonçalo, que será comemorado dia 29 de maio, a equipe, sob coordenação de Ronaldo Lucius, desenvolveu o projeto Colorindo o CRAS, no qual foram realizadas oficinas de grafite e lambe. As atividades aconteceram nos dias 23 e 24 de abril e foi uma parceria do CRAS com os Coletivos Rua das Minas de Taubaté e Lambança de São José dos Campos.

TRABALHO EM GRUPO

Aproximadamente 60 pessoas de diversas faixar etárias da comunidade, incluindo integrantes do Grupo de Mulheres, da Saudades, Memórias Afetivas e o projeto Minha Voz no Mundo, realizado na Escola Estadual Professor Álvaro Ortiz participaram do evento. Contou também com a participação Projeto Hapet, que oferta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no território.

Todos os materiais utilizados foram doações, as quais foram articuladas pelo aluno de serviço social e estagiário do CRAS, Alex Alves. A equipe do CRAS composta pelas assistentes sociais Fabiana Pedroso, Jennifer Cristina, Fabiana Reis, pela psicóloga Caroline Santos, a auxiliar de serviços gerais Leila Moreira, o escriturário Mário Cézar Pazzine, e as monitoras de artesanato Carmen Lúcia e Lilian Cristina Chamizo, participaram ativamente do planejamento e da execução do projeto.