PROJETO COZINHALIMENTO É INAUGURADO EM TAUBATÉ

PROJETO COZINHALIMENTO É INAUGURADO EM TAUBATÉ

Com a presença do governador em exercício Felício Ramuth, o espaço foi inaugurado e as inscrições para o primeiro curso já estão abertas.

Foi inaugurado nesta terça-feira, 27, o projeto Cozinhalimento em Taubaté. O local conta com uma cozinha industrial completa e sala de aula, e vai oferecer cursos gratuitos de capacitação na área de gastronomia.

“A gente tem certeza que projetos como esses farão a diferença no futuro, porque dão oportunidade de geração de renda para aquelas pessoas que passarão pelos cursos”, reforçou o governador em exercício Felício Ramuth.

Os interessados em participar do curso inaugural (Técnicas Básicas de Cozinha – Especial de Inverno) precisam fazer a inscrição na Escola do Trabalho do Centro. As aulas serão ministradas pela cozinheira Simone Botan, que já atua na Cozinha Experimental, é formada em gastronomia e foi a responsável pela preparação das aulas e apostilas.

O curso está dividido em duas turmas (manhã e tarde), com 12 vagas para cada período. Os interessados precisam apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor, ambos de Taubaté. O preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

Não será permitido realizar matrícula para terceiros. Em caso de impossibilidade, outra pessoa poderá fazer desde que esteja com procuração registrada em Cartório.

A Escola do Trabalho do Centro fica na avenida Armando Sales de Oliveira, 284, Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O telefone para contato é o 3625-5060.

COZINHALIMENTO EM TAUBATÉ

Em Taubaté, a implantação do Cozinhamento começou em agosto de 2022. Em parceria com a Secretaria de Planejamento, foi criado um projeto para adaptar um espaço já construído na Cozinha Experimental para receber a nova cozinha.

Com os recursos do convênio (R$ 60.910,02), foram comprados materiais para equipar a cozinha: geladeira, fogão, armários, fornos, liquidificador, multiprocessador, micro-ondas, batedeira, fritadeira, freezer, armário de crescimento de pão, coifa, bancadas e utensílios em geral. Além disso, o espaço da sala de aula também foi montado com TV e novas carteiras escolares.

SOBRE O COZINHALIMENTO

O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas, com o objetivo de incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento.

Além disso, a Cozinhalimento promove a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas, por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos.

O projeto também vai promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.



Pular para o conteúdo