PREFEITURA SEM PAPEL GERA ECONOMIA DE R$ 1,070 MILHÃO EM TAUBATÉ

Desde que foi implantado o programa “Prefeitura sem papel”, o município de Taubaté deixou de gastar mais de R$ 1,070 milhão, conforme estimativa da Secretaria de Planejamento em planilha sobre a não utilização de papel.

O relatório está disponibilizado no site da Prefeitura por meio da plataforma Observa Taubaté, e utiliza como base de cálculo documentos produzidos, anexos incluídos e o contexto em que cada tipo de documento foi utilizado.

O valor economizado levou em conta estimativa de 7.133.929 impressões não realizadas, ao custo de R$ 0,03 a impressão e R$ 0,12 cada folha, total R$ 0,15. A economia até dia 22 de janeiro passou de R$ 1,070 milhão.

A implantação da plataforma 1Doc ocorreu em junho de 2022. Após essa fase, o sistema entra em operação automaticamente, gerando relatórios de economia. Esses relatórios são elaborados com base em uma estimativa de economia proporcionada pela plataforma, utilizando como referência documentos produzidos, anexos incluídos e o contexto específico de utilização de cada tipo de documento. Essa abordagem garante uma análise detalhada e contextualizada, permitindo uma compreensão mais completa do impacto econômico da implementação do sistema.

Ao longo do período, de junho de 2022 a meados de janeiro de 2024, outro campo mostra o potencial de economia indireta, com a não utilização de papel pelos munícipes e processos internos na Prefeitura, o que aumenta a economia para R$ 1.3 milhão, que é o potencial de economia indireta – incluindo o município e os cidadãos. A plataforma mostra que os cidadãos acessaram 864.510 vezes a 1Doc. Cada protocolo pode conter várias folhas.

ECONOMIA E AGILIDADE

Outro detalhe não computado no programa é a não utilização de veículo para encaminhar todos os documentos e processos físicos às 19 Secretarias e outros órgãos públicos. O Observa Taubaté não calcula a economia com combustível.

A Prefeitura Sem Papel, por meio da inovadora plataforma 1Doc, está transformando a gestão pública ao oferecer uma solução completa que abrange processos, documentos, protocolos, memorandos, alvarás, atendimentos, ouvidoria e muito mais. Com ênfase na eficiência operacional, rastreabilidade, economia e agilidade, a plataforma redefine a experiência tanto para os munícipes quanto para a própria administração municipal.

BENEFÍCIOS AO MUNÍCIPE

Por meio da internet, o contribuinte pode abrir processos e receber guias de pagamento, eliminando a necessidade de deslocamento até a Prefeitura, podendo solicitar serviços ou enviar documentos a qualquer momento.

O cidadão economiza em cópias de documentos, tempo de deslocamento e combustível, e pode acompanhar o status de seus processos, promovendo transparência e redução de custos, além de ser atendido de maneira mais rápida e eficiente, recebendo respostas e atualizações via internet.

MELHOR GESTÃO

Para a Prefeitura, há benefícios, sendo que os relatórios indicam quais serviços são mais demandados por secretaria, áreas com sobrecarga e informações sobre contribuintes.

Despachos do prefeito, secretários e servidores em geral podem ser realizados a distância, proporcionando flexibilidade e agilidade. Também não há risco de perda de processo, já que a plataforma assegura a rastreabilidade completa.

A Prefeitura Sem Papel, por meio da 1Doc, está pavimentando o caminho para uma administração municipal mais moderna, eficiente e alinhada às demandas da sociedade contemporânea. A transição para um ambiente digital não só agiliza os processos, mas também promove uma gestão transparente, acessível e ecologicamente responsável.