PREFEITURA REALIZA ATENDIMENTOS SOCIAIS DIRECIONADOS ÀS FAMÍLIAS CIGANAS DO JARDIM SANTA TEREZA

Profissionais do CadÚnico (Cadastro Único), CRAS (Centro de Referência e de Assistência Social) e do setor de benefícios assistenciais realizaram nesta quinta-feira (27) atendimentos sociais no bairro Jardim Santa Tereza. A ação foi direcionada às famílias ciganas e terá continuidade nesta sexta-feira (28).

A ação aconteceu no território de abrangência do CRAS Cecap/Núcleo Santa Tereza e contou com a realização de buscas ativas, acolhida e atualizações cadastrais, além de tirar dúvidas, dar informações e orientações sobre benefícios sociais.

Segundos dados do CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único) deste ano 47 famílias ciganas estão inscritas no Cadastro Único no município, no ano passado eram 37 famílias e em 2021 apenas 18 estavam inscritas na base de dados do governo federal.

Entre os meses de outubro do ano passado e março deste ano, os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) prestaram 77 atendimentos individuais e familiares às famílias ciganas, sendo 66 no território de abrangência do CRAS Cecap e 13 no território de abrangência do São Gonçalo.

Na primeira quinzena de abril a mesma ação foi desenvolvida no bairro Jardim Ana Lúcia e na ocasião cerca de 100 atendimentos foram realizados, sendo 40 do Cadastro Único, entre cadastros novos, transferências e atualizações; 20 agendamentos do setor de benefícios assistenciais e 40 atendimentos pelos profissionais do CRAS São Gonçalo.