PREFEITURA INAUGURA BINÁRIO DO BARREIRO NESTA QUARTA, 27

Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Taubaté vai inaugurar o novo sistema de circulação em binário na estrada do Barreiro e nas ruas Cosme Nery da Silva, Gilma Motta de Almeida e Nivaldo Bonafé Fortes. As alterações terão início a partir das 6h da manhã.

Outras vias também terão mudanças em seus sentidos e todos os locais estão devidamente sinalizados. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão no entorno das vias que compõem o binário do Barreiro, como ficou conhecido, para garantir a fluidez no trânsito.

A iniciativa vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas que moram nessa região, além de veículos que trafegam nessas vias diariamente.

O binário tem como objetivo aumentar a segurança viária de motoristas e pedestres, visto que vai transformar vias paralelas de mão dupla em mão única de circulação, tornando as vias mais seguras ao reduzir pontos de conflito, o que também vai melhorar a fluidez do trânsito.

O fluxo dos veículos será reorganizado e toda a infraestrutura necessária para motoristas, ciclistas e pedestres foram implantadas no entorno do novo sistema de circulação a fim de facilitar as condições de acesso a essa região, considerada uma área de expansão urbana do município.

O binário tem extensão de 2,2 km e fica na região de maiores adensamento populacional e fluxo de trânsito.

Veja a seguir todas as alterações:

• Estrada do Barreiro: seguirá sentido único em direção ao bairro (centro-bairro) até o cruzamento com a avenida Elzira Tavares de Mattos, que por sua vez, seguirá seu fluxo normal. Após esse trecho, a estrada passa a seguir em mão dupla;
  • Ruas Cosme Nery da Silva, Nivaldo Bonafé Fortes e Gilma Motta de Almeida (prolongamento uma da outra): seguirão sentido único em direção ao centro (bairro-centro) até o cruzamento com a avenida Dom Pedro I, que dá acesso a Independência e região central;
  • Rua Mateus Alves Antunes (rua do Correio): não sofrerá alteração, segue em mão dupla até a rua Lucinda Maria Costa, que segue sem alteração;
  • Rua 14: passará a ter mão dupla de direção;
  • Avenida Capitão Amaro de Toledo Cortês: seguirá sentido único em direção ao bairro (São Gonçalo) até o cruzamento com a rua José Geraldo Rodrigues do Prado. Após esse trecho a via seguirá em mão dupla;
  • Rua José Geraldo Rodrigues do Prado: seguirá e apenas um sentido, em direção a rua Miguel Garcia Velho;
  • Rua Miguel Garcia Velho: a via manterá seu fluxo normal e continuará em mão dupla.