PREFEITURA DE TAUBATÉ RECEBERÁ NOVAS AMBULÂNCIAS PARA O SAMU

A Prefeitura de Taubaté receberá novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta quinta-feira, 4.

A entrega simbólica acontecerá durante cerimônia realizada em Salto (SP), na unidade responsável pela fabricação desses veículos.

A iniciativa faz parte da renovação de frotas do SAMU, que busca substituir todas as ambulâncias com mais de seis anos de uso. A meta do Governo Federal é de que em 2025 só estejam em operação veículos com até cinco anos de uso.

Representantes da Prefeitura participarão do evento, que beneficiará 248 municípios de 24 estados.

ATENDIMENTOS SAMU

Com início dos atendimentos em 2016, o SAMU de Taubaté contabiliza mais de 380 mil chamados atendidos até o final de 2023. Os números de chamados nesse período reforçam a importância do papel desempenhado todos os dias.

As equipes estão divididas em cinco unidades de atendimento básico, estrategicamente posicionadas em cinco regiões da cidade (San Marino, Santa Helena, Fazendinha, Mourisco e distrito de Quiririm). Além de contar com uma unidade de suporte avançado na base central.

38 MIL CHAMADOS

Durante o ano de 2023, a maior parte dos atendimentos realizados refere-se a situações de urgências e emergências clínicas diversas, totalizando mais de 38 mil chamados. No mesmo período foram registrados ainda mais de 6.000 chamados relacionados a emergências traumáticas, 2.000 atendimentos psiquiátricos, 900 atendimentos obstétricos e 1.000 atendimentos pediátricos.

O SAMU está disponível 24 horas para atendimentos de urgências e emergências de toda a população, com equipe multiprofissional capacitada, por meio do telefone 192.