PREFEITURA CONVOCA 34 AGENTES PARA DEFESA CIVIL E LANÇA CURSO DE FORMAÇÃO

Em um marco para a cidade, a Prefeitura de Taubaté anunciou a convocação de 34 novos agentes para integrar a equipe da Defesa Civil. O processo seletivo, realizado em 2023, foi o primeiro na história do município e culmina agora com a recepção desses novos membros na segunda-feira, dia 4, em uma cerimônia na base operacional da GCM na Vila Marly.

O que torna esse anúncio ainda mais especial é o lançamento do curso de Nivelamento de Conhecimento de Proteção e Defesa Civil, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Taubaté. Este curso se estenderá durante todo o mês de março, sendo oportunidade única para os novos agentes adquirirem conhecimentos específicos e habilidades essenciais para enfrentar os desafios da proteção civil.

Desenvolvido pela divisão de ensino da Defesa Civil, o curso conta com uma extensa grade curricular, cuidadosamente elaborada para preparar os agentes para uma atuação eficiente diante dos mais variados eventos adversos naturais. Entre os temas abordados, estão identificação de animais peçonhentos, operações em enchentes, produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, manuseio de equipamentos, entre outros.

PIONEIRISMO NO ESTADO

Com essa iniciativa inovadora, Taubaté se destaca como a primeira cidade do Estado a oferecer um curso de formação específico para agentes operacionais de Defesa Civil. Este é um passo importante na busca por uma cidade mais preparada e segura, e a expectativa é que esse modelo de formação seja utilizado pelo Estado em outras cidades.

O curso conta com o apoio e colaboração de diversos órgãos, incluindo o Comando de Aviação do Exército (Cavex), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Ambiental e Universidade de Taubaté. Essa integração entre diferentes instituições demonstra o compromisso conjunto com a segurança e o bem-estar da comunidade taubateana na preparação de um agente de Defesa Civil altamente capacitado.

FORTALECENDO A DEFESA CIVIL

O curso terá início no dia 4 de março e encerrará no dia 28 de março, culminando com uma cerimônia de formatura. Após a conclusão do curso, os novos agentes estarão aptos a desempenhar suas funções com excelência, fortalecendo ainda mais a atuação da Defesa Civil de Taubaté.