PRÉDIO DA CTI RECEBE ILUMINAÇÃO ROXA PARA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO A HANSENÍASE

A Prefeitura de Taubaté está realizando a campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar e diagnosticar novos casos de hanseníase no município. Como ação da campanha, o prédio da CTI e o Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) receberam a iluminação roxa nesta quarta-feira, 17.

Um dos símbolos de Taubaté, o Prédio do Relógio, iluminado, pode ser visto de diversos pontos da cidade, servindo como um “alerta” sobre a doença.

Já o AMI, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde, está realizando ações educativas nas salas de espera e encaminhamento de casos sugestivos da doença para avaliação dermatológica no AMI, entre os dias 17 e 31 de janeiro.

Toda a rede de saúde do município está realizando campanha de ação educativa, além da circulação de vídeos de orientação aos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas e distribuição de materiais educativos sobre o tema nas unidades de saúde.

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica causada por bactéria. Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, caso o diagnóstico seja tardio ou tratamento inadequado.

“A campanha é muito importante, porque contribui para a realização do diagnóstico precoce da doença, proporcionando o tratamento adequado e possibilitando a cura”, destaca a médica dermatologista e hansenologista Isabel Christina Borges da Silva, representante da Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

SINTOMAS

Os principais sintomas são manchas na pele com alteração da sensibilidade; áreas com diminuição dos pelos e de suor; sensação de formigamento ou fisgadas, principalmente em pés e mãos; diminuição ou ausência da sensibilidade, isolada ou simultaneamente, na face, mãos e pés; nódulos pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.