TAUBATÉ DEBATE QUALIDADE DE VIDA NA 1ª CONFERÊNCIA DA CIDADE

A Prefeitura de Taubaté promoveu nesta quinta-feira, dia 13, no Departamento de Arquitetura da Unitau, a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Taubaté.

Organizada pela Secretaria de Planejamento Urano em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Comissão Organizadora Municipal, a conferência discutiu propostas para a construção de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. A etapa é preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.

Durante a abertura do conferência, o prefeito José Saud destacou iniciativas e obras adotadas pela Prefeitura de Taubaté no contexto dos cinco eixos da Conferência Municipal da Cidade: urbanismo e habitação; infraestrutura e mobilidade; meio ambiente e mudanças climáticas; cidades inteligentes; e governança e participação social. “Fizemos mais de 30 obras de infraestrutura contra enchentes, garantindo qualidade de vida para a população. Trabalhamos a questão da mobilidade urbana e concluímos o projeto do anel viário.”

Abordando a habitação, Saud disse que a administração municipal tem uma preocupação também com a moradia digna. “No Jardim Mourisco, encontramos casas em cima do rio.”
Ele enfatizou ainda que a administração realizou a primeira conferência de cultura e agora viabilizou um debate sobre o futuro da cidade.

INTERESSE PÚBLICO

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Natalia Recco, destacou o auditório lotado e enfatizou a importância de Taubaté realizar sua primeira conferência e de pensar o futuro da cidade.

O pró-reitor de Administração da Universidade de Taubaté, professor Renato Rocha, disse que vários projetos em andamento na autarquia de ensino estão voltados para uma Taubaté focada na resiliência e no desenvolvimento sustentável. Segundo ele, “a Unitau é de Taubaté e deve ser vista como uma parceira do poder público”.

QUALIDADE DE VIDA

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, observou as conferências têm a capacidade de promover a captura do conhecimento leigo da população e de discutir o que é produzido pela academia. “O objetivo final é oferecer qualidade de vida para todos.”

PRIORIDADE DE GOVERNO

Após os discursos das autoridades, o secretário municipal de Planejamento, Lúcio Araújo, fez uma apresentação das ações desenvolvidas ao longo da atual administração para promover o planejamento urbano e das ferramentas de gestão do setor, como o Observa Taubaté.

Ele lembrou que, em 2023, a Prefeitura realizou o primeiro encontro de planejamento urbano, o que demonstra a preocupação da administração em discutir com a sociedade as ações no setor. Para Araújo, a Conferência é um momento de colher frutos de tudo o que foi desenhado e planejado para Taubaté.