PARCÃO RITA LEE JONES DE CARVALHO PASSA POR REVITALIZAÇÃO NO CCZ

O Parcão Rita Lee Jones de Carvalho, situado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté foi revitalizado para melhor acolher os animais.

A Lei nº 5.911, de iniciativa da Câmara Municipal, foi sancionada em janeiro de 2024 em homenagem à cantora paulistana. A artista se autodenominava como Santa Rita de Sampa, a “protetora dos animais abatidos”, o que foi transcrito na placa de identificação do parcão.

Desde 2021, o CCZ teve suas instalações reformadas e equipadas, com destaque para um centro cirúrgico completamente renovado, juntamente com salas de pré e pós-operatório que contam com gaiolas novas. Além disso, foi estabelecido um consultório de atendimento equipado, incluindo uma conservadora de vacinas adquirida recentemente.

Para garantir a eficiência operacional, foram estabelecidos dois almoxarifados separados, um para medicamentos e outro para produtos de limpeza. No aspecto técnico e administrativo, foram criadas uma enfermaria moderna e uma sala de palestras, além de uma recepção totalmente funcional.

As instalações destinadas aos animais foram igualmente aprimoradas, incluindo 12 canis para adoção,  além de três gatis e um ambulatório médico para felinos em tratamento. Existem também três coletivos, reservados para animais mais sociáveis, e 11 canis para tratamento. Adicionalmente, há 31 canis individuais e dois solariuns destinados aos cães alojados individualmente, com foco especial em cães de grande porte. Para os equinos, foram estabelecidas quatro baias e dois piquetes onde os animais passam o dia.

Até o final de 2024, estão previstas novas reformas e aquisições de materiais para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais em tratamento e abrigados no Centro de Zoonoses.