PARATLETAS DE TAUBATÉ CONQUISTAM BONS RESULTADOS NO DESAFIO CPB/CBAt

A equipe de Paratletismo do programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, esteve presente na edição do Desafio CPB CBAt de Atletismo, realizado no domingo, 22, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A competição acontece em várias datas ao longo do ano e é promovida em parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Atletismo. O meeting reúne paratletas e atletas convencionais competindo juntos, e tem como principal objetivo ser mais um caminho para que os brasileiros busquem índices para competições internacionais.

A edição deste domingo foi a primeira competição da temporada em que os resultados já valem para obtenção de índice visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

O formato da competição, além de colocar atletas convencionais e paratletas juntos, também reúne paratletas de classes funcionais diferentes em uma única prova. A equipe taubateana competiu com cinco paratletas e obteve bons resultados.

Alessandro da Silva, atual tri-campeão mundial do lançamento de disco (classe F11, para deficientes visuais), competiu nas duas provas que disputará no mês de novembro nos Jogos Parapan Americanos de Santiago, no Chile, sendo o disco e o arremesso de peso.

Atual líder do ranking mundial do disco e atual recordista mundial desta prova, Alessandro integra a equipe de paratletismo de Taubaté desde 2018, e é treinado pelo professor Diego Cascardo.

Confira a classificação dos atletas taubateanos:

Alessandro Rodrigo da Silva (F11)
Arremesso de peso – 3º colocado 13,10m
Lançamento de disco – 4º colocado 44,69m
Gabriela Garcia (F13)
Arremesso de peso – 5ª colocada 7,27m
Edneusa e Jesus (T12)
5.000m – 2ª colocada 23min34s60
1.500m – 1ª colocada 5min37s21
Michel Gustavo (T47)
Salto em distância – 4º colocado 6,70m
Julio Cesar Leite (F56)
Lançamento de dardo – 1º colocado 24,55m
Arremesso de peso – 3º colocado 7,99m.

Sobre o programa

O projeto congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: atletismo, natação, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, ciclismo e badminton.