INTEGRANTES DO PROJETO “PROTAGONISMO JUVENIL” VISITAM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Na segunda-feira, 31, alunos da EMEFM Vereador Joaquim França visitaram as dependências da Secretaria de Educação de Taubaté. A ação faz parte das atividades desenvolvidas no projeto piloto “Educação em Saúde – Protagonismo Juvenil”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.

Os estudantes do bairro Esplanada Santa Terezinha percorreram todas as repartições da unidade e foram acolhidos pela secretária de Educação, Vera Hilst, diretores, gestores e coordenadores da pasta.

Durante a visita, os alunos puderam conversar com os profissionais de cada um dos setores visitados, tirar dúvida sobre o trabalho desempenhado por cada um deles e entender um pouco mais sobre o funcionamento da secretaria.

No final do encontro, os alunos fizeram um teste vocacional com profissionais da Secretaria de Saúde e receberam orientações sobre os cursos da EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas).

Os jovens que integram o projeto foram escolhidos pela Secretaria de Saúde e a proposta é dar aos alunos informações relacionadas à área da saúde, estimulando a participação voluntária nas ações em saúde no território.

O projeto conta com equipe formada por nutricionista, enfermeiro, assistente social e escriturário por meio do Núcleo de Desenvolvimento e Educação em Saúde (INOVA).

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROTAGONISMO JUVENIL

O projeto piloto “Educação em Saúde – Protagonismo Juvenil” trata-se de uma capacitação, direcionada aos alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental da EMEFM Vereador Joaquim França e pais, a fim de formar agentes multiplicadores de informações nas escolas e nos bairros onde vivem.

Na 1ª fase do programa, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, com carga horária de 3h semanais, totalizando 30 horas. Desde o início do projeto, 27 de março deste ano, foram abordados diversos temas, como saúde pública e profissões na saúde, nutrição e alimentos saudáveis, primeiros socorros e prevenção de acidentes, doenças crônicas, humanização, benefícios do esporte, educação financeira, entre outros.

A expectativa é que no próximo ano os alunos do 9º ano continuarão participando do projeto, como jovens trainee, contribuindo para a formação de novos agentes e incentivando a inscrição dos alunos no projeto.