TAUBATÉ RECEBE MILHARES DE ARQUIVOS HISTÓRICOS DIGITALIZADOS PELA FAMILYSEARCH

A Prefeitura de Taubaté recebe nesta quinta-feira, 21 de março, às 11h, mais de 200 mil imagens digitalizadas de documentos históricos da cidade, em parceria com a FamilySearch.

Todo o material é do acervo do Arquivo Histórico Municipal Félix Guisard Filho e passou pelo processo de digitalização com o equipamento especializado da ONG.

A FamilySearch digitalizou inventários e testamentos datados desde 1649 até 1943. Dentre eles, estão os inventários do Visconde de Tremembé, onde o inventariante foi seu neto, Monteiro Lobato; de José Bento Lobato, pai de Monteiro Lobato; e de Manuel Gomes Vieira, o Barão da Pedra Negra.

O projeto, que não teve nenhum custo para a Prefeitura, é um grande passo para ampliação da área de atuação do Arquivo Histórico e a preservação do Patrimônio Documental da cidade.

A disponibilização on-line para consulta de todo acervo está em fase de elaboração.

A ORGANIZAÇÃO

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias oferece gratuitamente os serviços do FamilySearch a todos, independente de tradição, cultura ou afiliação religiosa. Os recursos do FamilySearch ajudam milhões de pessoas em todo o mundo a descobrir sua herança e a se conectar com seus familiares.

Objetivo é pessoas a descobrir a história da família por meio de busva on-line no site, aplicativos para dispositivos móveis e pessoalmente nos mais de cinco mil centros de história da família da ONG.

100 PAÍSES

O FamilySearch dedica-se a preservar importantes registros familiares e torná-los acessíveis on-line gratuitamente. O trabalho é mundial e envolve a colaboração de mais de dez mil arquivos e organizações em mais de 100 países.