COMITIVA DE APOIO A CANOAS RETORNA A TAUBATÉ COM DEVER CUMPRIDO

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, uma comitiva de 13 pessoas chegou a Taubaté após cinco dias colaborando na reconstrução da cidade gaúcha de Canoas, que foi quase toda inundada pelas águas. Antes, em 8 de maio, uma comitiva de 42 pessoas, entre agentes da Defesa Civil, voluntários e funcionários do Grupo Suçuarana, esteve em Canoas com o mesmo objetivo.

A diretora da Defesa Civil, Samara Ramos Baydoun, que liderou a primeira turma, agradeceu a todos pela participação na missão, porque a situação em Canoas não está fácil. “Temos consciência que fizemos um bom trabalho conjunto entre Defesa Civil e voluntários”, disse Samara. Ela também agradeceu ao prefeito José Saud o apoio e a iniciativa da missão.

O subtenente José Carlos Antunes, que chefiou a segunda turma que viajou a Canoas, elogiou a todos que foram à cidade, porque demonstraram “que estavam treinados e capacitados para participar da missão que salvou centenas de pessoas e deram apoio a um povo destruído”.

Antunes fez menção ao prefeito José Saud, que deu apoio e ofereceu toda a ajuda necessária para o cumprimento da missão. “Deu tudo certo, saímos [de Canoas] com respeito muito grande da população, que nos ofertou uma bandeira da cidade e também deixamos com eles uma bandeira de Taubaté.”

Samara e Antunes elogiaram o apoio da população de Taubaté, que doou cerca de 350 toneladas de alimentos, roupas, ração para animais, água, que foram fundamentais para cerca de 80% de canoenses que não tinham o que comer, beber e vestir.

APOIO PSICOLÓGICO

A diretora do Centro de Formação do Bombeiro Civil de Taubaté, Edna Alves Rodrigues, informou que dois psicólogos estão disponíveis às pessoas que foram a Canoas se tiverem algum problema emocional devido à ação traumática desenvolvida naquela cidade.