ANDRÉ ROCHA DISPUTA 3⁰ CAMPEONATO MUNDIAL DE PARATLETISMO NO JAPÃO

O paratleta taubateano André Rocha chega ao Japão junto à seleção brasileira para a disputa do Campeonato Mundial de Paratletismo, que tem início na sexta-feira, dia 17, e vai até o dia 25 na cidade de Kobe.

Sendo integrante da equipe do programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, competirá no domingo, dia 19, na final da modalidade de lançamento de disco pela classe F52. A prova irá acontecer às 5h20 da manhã (horário de Brasília), que terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

Aos 46 anos, André Rocha vai para seu terceiro campeonato mundial. O esportista participou na edição de Londres 2017, quando se consagrou como campeão mundial de lançamento de disco pela classe F52, estabelecendo recorde mundial da prova com 23,80m, marca que continua sendo dele. Depois de ficar de fora da edição de 2019, voltou ao desafio no mundial do ano passado, conquistando o bronze na edição de Paris 2023.

Em um momento importante da carreira, André pode conquistar seu bicampeonato no lançamento de disco e já tem no horizonte a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris, em agosto e setembro deste ano.

“Quero entrar na prova aqui em Kobe com sangue nos olhos, encaixar uma boa marca como venho fazendo nesta temporada e brigar pelo ouro. Será uma final muito disputada, contra atletas muito qualificados, mas tenho foco e confiança e quero essa medalha para o Brasil e para Taubaté”, comentou André.

Sua jornada no atletismo paralímpico começou em 2013, quando conheceu o programa Esporte Para Todos, em Taubaté. O paratleta atuava como policial militar e, durante uma perseguição, sofreu um acidente que lesionou sua coluna. Após diversas cirurgias, André Rocha ficou paraplégico. Por meio do basquete em cadeira de rodas, entrou no projeto de Taubaté. Logo experimentou o atletismo e se encontrou no arremesso de peso e no lançamento de disco.

PRINCIPAIS TÍTULOS CONQUISTADOS

· Campeão Mundial do lançamento de disco em Londres 2017.

· Medalha de bronze no lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paris 2023.

· Duas medalhas no arremesso de peso em Jogos Parapan Americanos – prata em Toronto (2015), e Bronze em Lima (2019).

· Medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Mundiais Militares de 2015, na Coréia do Sul.

· Tetracampeão do arremesso de peso no Open Grand Prix de Berlim, na Alemanha.

O técnico taubateano Diego Cascardo, treinador de André Rocha, também foi convocado e está compondo a comissão técnica do Brasil no mundial de Kobe.

O mundial de Kobe estava previsto para acontecer em 2021. Entretanto, por conta da pandemia de Covid-19, o campeonato precisou ser adiado.

A cidade japonesa sediará o Mundial num mesmo ano de Jogos Paralímpicos e um ano após o Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história dos Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.

ESPORTE PARA TODOS

O programa Esporte Para Todos congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O projeto tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida.

A equipe de Taubaté é hoje uma das que têm melhor estrutura em todo o Brasil, com as modalidades atletismo, natação, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, ciclismo e badminton.